Na noite dessa sexta-feira (20) foi iniciado em Caxias o projeto Ceprama Itinerante, além da exposição dos trabalhos dos artesãos de Caxias e de outras regiões do estado. Teve ainda atração musical com o show da banda de reggae Raiz Tribal, prestigiada pelo público em geral. A abertura contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil; secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior; secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino; presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Catulé, dentre outras autoridades municipais e visitantes.

A ação tem como objetivo incentivar a valorização e o desenvolvimento do artesanato, dando visibilidade e oportunidade de geração de renda aos artesãos maranhenses. O projeto vai percorrer o Maranhão e Caxias foi a primeira cidade a dar espaço a esses profissionais. A Prefeitura de Caxias deu total apoio ao evento, que é promovido pelo Governo do Estado.

“Aproveito para agradecer o secretário do Estado de Turismo, Catulé Junior, que, com muita dedicação e boa vontade, quer ajudar a cidade a desenvolver, para mostrar o que a cidade tem de bonito. Essa feira na verdade integra os profissionais de todo o estado, uma troca de experiências, e o que é de Caxias estará em evidência”, disse Fabio Gentil.

“Nessa parceria entre estado e município só quem ganha é a população, porque aqui nesta oportunidade nós estamos movimentando a economia do nosso município”, destacou o vereador Catulé.

Além da comercialização de artesanato e apresentações artísticas, o projeto prevê o mapeamento, capacitação e cadastro de artesãos no sistema de informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) como destacou o secretário de Estado. “O significado do ponta pé inicial ter sido Caxias é a tradução de toda história, toda cultura dessa cidade, que ecoa em todo esse estado e todo esse pais, e passa também pelo artesanato rico que temos aqui. Então estamos cadastrando, mapeado, identificado toda base conceitual do artesanato do Maranhão”, pontuou o secretário.

“Iniciativas como essa são importantes pra gente, esse intercâmbio cultural acontece quando você une forças, o estado nos dá total atenção e isso é muito bom”, falou o secretário Arthur Quirino.

Em Caxias, a feira segue até domingo (22) na Praça Duque de Caxias, em frente ao Memorial da Balaiada, a partir das 18h. Na ocasião, profissionais do artesanato caxienses receberão as carteiras de artesãos, que garantem o reconhecimento do trabalho como artesão desenvolvido no estado e proporcionam vários benefícios exclusivos. Para o artesão caxiense Railson Cardoso, a feira é mais uma iniciativa pública que valoriza esse segmento. “Estou muito feliz em participar do Ceprama Itinerante. A Prefeitura de Caxias já nos abraça com vários espaços, a exemplo do Mirante da Balaiada e a Feirinha da Gente, e agora nosso trabalho está sendo reconhecido pelo estado, e é muito bom”, frisou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA ESTE SÁBADO E DOMINGO:

21/09 – Curso de Biojoias no turno da tarde; apresentação da comédia Pão Com Ovo e show da banda CasinoQuebec.

22/09 – Forró Sem Lei

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: