Dando continuidade às ações da campanha Setembro Amarelo, foi a vez da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Baixinha. Os alunos da Escola Santa Catarina de Lobouré, do mesmo bairro, participaram junto aos seus pais de um momento de diálogo em uma roda de conversa.

Primeiro os alunos e os pais ouviram juntos as orientações dos profissionais do CAPS na unidade; depois, foi em sala de aula que os estudantes interagiram com os palestrantes. Marisa Costa, enfermeira da UBS Baixinha, explicou que o momento objetivou criar um vínculo entre os pais, alunos e profissionais de saúde.

“A gente quis trazer esse tema para escola porque trabalhamos com eles o ano inteiro em parceria com a educação. E, hoje, conversamos com os pais, pois às vezes as crianças chegam em casa com determinados assuntos e os pais têm que saber lidar com isso. Estabelecemos um diálogo para manter uma comunicação mais aberta”, completou a enfermeira.

Além da Baixinha, já receberam ações da campanha setembro amarelo as UBSs do Centro, Cangalheiro, Vila São José, Volta Redonda, Vila Alecrim, Mutirão, Eugênio Coutinho, São Francisco, Cohab, Vila Arias, Nova Caxias, Castelo Branco e Pequizeiro.

Alguns assuntos abordados nos momentos de encontro entre os profissionais de saúde e a população são: sinais de alerta, fatores de risco, a prática de ouvir e onde procurar ajuda.

“Colocamos para nossas crianças o valor, o significado da vida. Hoje em dia, muitos adolescentes não vêem dessa forma”, destacou Alexandra Bezerra, psicóloga do CAPS Infanto Juvenil.

“A gente tem que valorizar a vida, sempre cuidando dela”, frisa Gleiciane Sousa, aluna da Escola Santa Catarina de Lobouré.

“Valorizar a vida, brincar e respeitar o próximo”, disse a aluna Maria Clarisse.

As ações seguem até o dia 27 de setembro nas UBSs e escolas próximas a elas. As demandas da população referentes aos temas abordados podem ser atendidas na Rede de Atenção Psicossocial nos CAPS AD, CAPS Infanto Juvenil e CAPS III.

Veja mais fotos:

 

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: ,