Mais de 70 alunos que fazem parte do 2º ano da Escola Municipal Emília Costa, no Bairro Ponte, construíram uma cidade em maquetes que retrataram situações e a complexidade do trânsito. Prédios, semáforos, pedestres, sinalização vertical e horizontal, hospitais, prédios e até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), todos foram retratados em um trabalho que reuniu esforço e o desejo de conscientizar. Este é o projeto “Educação no Trânsito é Vida”, coordenado pelas professoras Helaine Lima e Welca.

“O nosso objetivo maior foi conscientizar a nossa comunidade escolar. Ele foi desenvolvido pelas próprias crianças, bem produtivo, onde o mérito é dos alunos. O que nós temos é que agradecer porque a escola está nos proporcionando essa oportunidade de desenvolver esse trabalho com os alunos”, diz Helaine.

Os alunos estavam empolgados e cheios de aprendizado.

“A gente fez maquete e ensaiamos uma música. Eu aprendi que a gente tem que observar as placas, usar capacete, olhar o semáforo e ter cuidado com o trânsito”, disse Ana Carolina,  aluna.

“As pessoas têm que colocar sempre o cinto de segurança, tem que ir devagar e olhar para as placas”, frisa Luís Otávio, aluna.

“Foi importante porque nós aprendemos, eu gosto de aprender coisas novas, porque eu fiz as ruas. Eu quero agradecer muito minha professora por ter me ensinado sobre o trânsito. O meu pedido é que as pessoas que utilizam a faixa de pedestre olhem para os lados e para o semáforo antes de passar”, disse Maria Clara, aluna.

“Foi bom e eu aprendi um monte de coisa. Eu fiz minha maquete com muitas placas. Eu aprendi que tem que usar o cinto, tem que olhar para um lado e para o outro. É importante porque a gente aprende sobre o trânsito”, ressalta Cecília Gabriela, aluna.

O encerramento das atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu em todo o país de 18 a 25 de setembro, foi com música, com uma letra bem sugestiva e que remete à educação no trânsito trabalhada durante 2 meses na unidade de ensino.

“Nós somos professoras do 2º ano e nosso objetivo maior foi conscientizar as crianças, os funcionários, e que possam ver o trânsito como um lugar seguro. Nós fizemos estratégias diferentes e o projeto foi muito produtivo”, lembra a professora Helaine.

“Nesta ação, a gente observa que é importante porque eles vão transmitir para os pais o que eles aprenderam, considerando que a maioria deles, os pais, têm um transporte. O nosso objetivo é gerar conscientização”, disse Eliane Araújo, gestora escolar.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: