Foi lançado na tarde dessa quarta-feira (25), no auditório da Prefeitura de Caxias, o Programa Mais Renda Mulher, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, com a presença de gestores, secretarias municipais, vereadores e muitas mulheres. Conceição Oliveira, que é artesã, foi conhecer a novidade.

“Deu vontade de vir conhecer e ver se consigo mais uma capacitação para enriquecer o meu trabalho. É um projeto muito bom, porque a mulher empreendedora se sente mais confiante, ela não tem medo de chegar no mercado, de crescer sua renda”, disse Conceição.

O programa vai incentivar as caxienses a trilhar os caminhos do empreendedorismo ao conceder uma bolsa auxílio para quem for selecionada.

Neste primeiro momento, 50 mulheres serão selecionadas por meio de edital. O edital vai ficar disponível no site da Prefeitura de Caxias. Cada mulher vai receber um cartão com R$ 500 para que possa investir no próprio empreendimento. Dentre os critérios para participar do Mais Renda Mulher, estão: idade mínima de 18 anos; estar ligada ao Cadastro Único do Governo Federal; ser residente no município de Caxias; não possuir vínculo empregatício com a Prefeitura de Caxias; ter escolaridade mínima de Ensino Fundamental ou Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

“A seleção vai ser por meio de edital, a gente vai informar tudo pelo site da Prefeitura de Caxias, terá uma ficha cadastral e vamos selecionar as mulheres segundo os critérios. Nessa primeira etapa serão 50 mulheres escolhidas. O incentivo será uma transferência de renda, onde a mulher vai receber um cartão que lhe dará direito de comprar no comércio local, de acordo com as lojas cadastradas. O SENAC entra com a capacitação para preparar nossas mulheres”, afirmou Aureamélia Soares, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Gislany Gleyce já empreende e não vai participar do programa. Ela veio contar o quanto é importante a ação do governo municipal, que ajuda a mulher a dar o primeiro passo rumo à independência.

“A mulher, muitas vezes, não tem disponibilidade de sair de casa para empreender. Essa alavancada, esse apoio, vai ajudar muitas mulheres na cidade. Eu comecei a empreender há 12 anos, tudo tem um começo, nesse período aprendi muito e continuo aprendendo. Eu tenho um salão e descobri que posso empreender de vários modos”, disse Gislany.

“O SENAC vai entrar com a capacitação. E, além de capacitação e qualificações, elas vão ter oportunidade de empreender. Hoje, lançando esse programa, a Prefeitura de Caxias está de parabéns, e a mulher que vai estar sabendo como empreender”, diz Rosy Bonfim, gerente do SENAC Caxias.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, o vice-prefeiro Paulinho e lideranças políticas locais destacaram a ação como exitosa, que representa uma resposta positiva, abrindo oportunidades para as mulheres de Caxias.

“A prefeitura vai ajudar as mulheres na parte financeira e orientação, tenho certeza que é um programa que tem tudo para dar certo”, lembrou Ximenes, vereador.

“O empreendedorismo feminino vai se mostrar cada vez mais. Nós dizemos que esse programa é social porque ele fortalece a renda da família. Mais renda na cidade fortalece também a economia de Caxias”, disse Sargento Moisés, vereador.

“A gente sabe da importância que a mulher tem na família, e que nem sempre o mundo é justo com elas. Elas têm jornada dupla e tripla às vezes e, por meio desse programa, a prefeitura vem ajudar essas mulheres a atingir o seu potencial”, reforçou Paulinho, vice-prefeito.

“O município vai dar esse aporte financeiro para que a mulher possa montar o seu próprio negócio, e aí nós vamos ter parceria com o SENAC para que elas possam receber a orientação adequada, para que elas possam montar um salão de beleza, venda de roupas ou outras atividades, a mulher é quem vai dizer no que ela pretende trabalhar. As mulheres não podem ficar de fora, porque elas têm demonstrado competência. A secretária Aureamélia idealizou esse projeto e eu tenho certeza que vai abrir muitas oportunidades para as mulheres de Caxias”, afirmou Fábio Gentil.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: