A Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT) de 2019 conseguiu o feito de superar de forma grandiosa a FLICT do ano passado. O evento apresentou várias inovações, como as apresentações de palco das escolas; exposições de trabalhos educacionais produzidos por alunos; realização do Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais;  lançamentos de livros e autógrafos; exposições artísticas; biblioteca itinerante; estandes comerciais e apresentações especiais que encantaram o público presente nos três dias, de 26 a 28 de setembro.

Na manhã de sábado (28), escolas fizeram apresentações de peças teatrais, musicais e recitação poética com foco na inclusão. Houve ainda uma mesa redonda com tópicos sobre literatura, meio ambiente, poesia, inclusão, acessibilidade, comunicação e várias áreas de conhecimento. À noite, houve a palestra de encerramento com o jornalista e escritor Prof. Edimilson Sanches. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) homenageou com a comenda “Ubirajara Fidalgo” pessoas participativas em vários segmentos, como empresarial, educacional e cultural.

Alunos participaram da feira, como Daniele Vitoria, de 8 anos, que cursa o 3º ano na U.I.M. João Lobo e interpretou a personagem Bela. A aluna falou sobre sua participação na FLICT.

“Eu estou representando hoje a Bela, personagem de “ A Bela e a Fera”. Estou gostando muito de participar da feira, visitei as tendas, e eu fui uma das representantes da minha escola, foi bom”, disse Daniele.

A feira conseguiu atrair não só educadores e alunos. Os familiares também participaram acompanhando seus filhos, como João de Andrade, lavrador que veio com a esposa acompanhar Maria Clara.

“Eu e minha esposa sempre participamos de todas as atividades da escola, tudo que minha filha participa eu venho conferir, nós gostamos de estar sempre juntos”, falou João.

Para a estudante Márcia Luara, que veio com sua filha, o momento de vivência foi uma experiência incrível. “É a primeira vez que vim e fiquei encantada com essa feira, belas exposições, apresentações e pelo tema abordado da feira, que é a inclusão. Muito boa feira, tá aprovada”, disse.

Empresários que acreditaram na FLICT como forma de investimento disseram estar satisfeitos com resultado, como ressaltou Clênia Amâncio.

“Essa feira para nós empreendedores foi ótima, aqui investimos em prospecção, captação de profissionais para se tornarem nossos representantes, e funcionou muito bem. O público presente foi melhor que o esperado e o resultado foi muito positivo para vendas e cadastros”, destacou a empresária.

O Seminário dos Saberes foi outro atrativo da feira, como observou Ana Lucia, escritora, poetisa e professora.

“A feira foi bem dinâmica, organizada e muito atrativa, com atividades intensivas. Isso é muito bom e de extrema importância, acredito que o espaço inclusive já não suporta a grandiosidade da feira que foi resgatada no município de Caxias”, lembrou a poetisa.

Julimar Silva, jornalista e pesquisador na área de comunicação, abordou o tema sobre a Regionalização Midiática da Rede Meio Norte, emissora de televisão piauiense.

“Percebemos que em termos de regionalização na qual eu pesquisei, a emissora foca mais a capital como a principal fonte de informação, mas creio que isto pode ser melhorado, pois é necessária uma comunicação melhor nas cidades do interior do estado e em outros estados para percebermos a regionalização de forma efetiva”, destacou o jornalista.

A escritora Elany Moraes parabenizou a organização da feira e todos os envolvidos. “A feira realmente teve proporções maiores e melhores que a anterior, isso se deve à organização e dedicação de Francigelda Ribeiro, coordenadora da FLICT, e da professora Ana Célia, idealizadora do projeto, todos estão de parabéns”, frisou.

O vereador Moisés Holanda foi muito presente nas atividades da feira. “A secretária Ana Célia Damasceno está de parabéns juntamente com o prefeito Fábio Gentil, para que essa feira tenha se tornado um evento de grandes proporções. Parabéns pela escolha das atividades e pela programação dinâmica e diversificada”, lembrou o vereador.

Segundo a escritora Sharlene Serra, a FLICT surgiu para se perpetuar em Caxias e região. “A  FLICT surge como destaque no meio cultural, poético e literário e com a participação de muitos escritores, escolas, populares, dentre tantos outros segmentos. O prefeito está de parabéns pela ousadia de acreditar no resgate da literatura como meio de desenvolvimento, e a secretária Ana Célia por tão brilhantemente tornar esse projeto realidade, parabéns a toda equipe organizacional”, ressaltou a escritora homenageada.

A secretária Ana Célia Damasceno agradeceu a todos e falou sobre a união de toda a equipe para conseguir tão bons resultados. “Esse é o segundo ano da FLICT e percebemos que, ao final dela, tivemos êxito não só pelo número de pessoas participantes, mas pela dedicação de todos, pela união e colaboração de cada escola. Caxias está de parabéns por ter um prefeito que acredita na inclusão na educação e no desenvolvimento educacional, esse ano tivemos várias inovações que foram aprovadas por todos e isso nos satisfaz”, afirmou secretária.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,