A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou atividade de encerramento da Semana Nacional do Idoso, no dia Internacional do Idoso. Os idosos já são mais de 30 milhões em todo o país e em Caxias eles são assistidos por uma rede de atenção que conta com 7 Centros de Convivência (CCI) instalados na zona urbana.

“Todos os dias, através da Assistência Social, nós prestamos uma atenção diferenciada a todos os idosos, só que esta semana foi um trabalho mais intenso que fizemos em benefício dos idosos. A gente volta os olhos para valorizar cada vez mais. Nós começamos dia 23 de setembro e finalizamos hoje, dia 01 de outubro, e comemorando esta fase maravilhosa”, explica Lybbya Cantanhede, coordenadora dos CCIs.

“Eu fico satisfeito em ver o pessoal se divertindo, eu queria estar no meio ali. Eu acho muito importante, se eu pudesse fazer os movimentos eu estava fazendo também, mas todos nós estamos de parabéns”, ressalta Silvano Pereira, idoso.

“Nós estamos aqui em nome do BBC, que presta o auxílio aos idosos, e hoje nós estamos aqui prestando essa homenagem a todos os idosos. Os idosos são um público que sempre precisa estar sendo valorizados”, disse Cyntia Lucena, coordenadora do BBC em Caxias.

Além de muita dança, os idosos também participaram de brincadeiras e de momentos de lazer na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O objetivo da secretaria é reforçar cada vez mais a política de assistência ao idoso.

“Nós temos atividades no CRAS com os idosos três vezes por semana, como orientador social, educador físico, dentre outros. É importante porque é um momento dos idosos conviverem, interagirem, porque às vezes muitos idosos não têm a atenção dos familiares”, disse Mauriane Lima, coordenadora do CRAS João Viana/Mutirão.

“É muito legal o CCI porque a gente vai pra brincar, pra aprender, dançar, fazer tudo que a gente tem direito, e viva aos idosos!”, disse Maria das Graças, integrante de CCI.

“Eu gosto de participar do CCI porque é uma diversão muito importante, além aprender muita coisa, além da diversão. Eu tenho 73 anos e é a melhor coisa do mundo chegar à idade que eu estou. A gente não precisa se preocupar com nada, tudo acontece quando tem que acontecer”, disse Vitória Dutra.

Veja na reportagem: