O Centro Educacional São Francisco de Assis, em parceria com a Coordenação Municipal de Juventude, celebrou o dia 11 de outubro, Dia Internacional da Menina, instituído pela Organização das Nações Unidas. O encontro foi no Centro de Treinamento João Paulo II. O objetivo é dar visibilidade à promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes.

“É importante porque mostra que temos a capacidade de liderar e acabar com a desigualdade de gênero”, afirma Micaele Silva,  estudante.

“Foi muito bom porque mostrou que elas podem ocupar o lugar que elas quiserem. Eu ocupei o cargo de juíza ano passado, e é importante que todas as meninas tenham essa oportunidade”, disse Ana Letícia, estudante.

“Desde menina tenho essa consciência de que é preciso estudar, conhecer seus direitos, e hoje, com esse tema, onde estamos dizendo que a menstruação não pode parar esta menina, mostra que ela tem que saber mais e ser uma mulher com saúde”, ressalta Maria Júlia,  coordenadora do Centro São Francisco de Assis.

O evento também contou com a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Dentre as estratégias adotadas no município, as meninas estão sendo levadas à ocupar funções em órgãos públicos e empresas privadas para que compreendam que podem sonhar e acreditar que os seus sonhos podem se tornar realidade.

“É bom lembrar o Dia da Menina, pra evidenciar o trabalho das meninas, pra que a gente faça um trabalho de mobilização e potencialização delas. Esse ano estamos trabalhando a higiene menstrual e trabalhamos também no #MeninasOcupam. Estamos trabalhando a representatividade das meninas nos meios de comunicação”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

“Esse dia é importante e ficamos felizes com esse convite para empossar a secretária da mulher e, o mais importante, incentivar as meninas para que elas possam ocupar os lugares que elas quiserem no futuro”, reforça Aureamélia Soares, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: