A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizou a entrega de mais 2 mil aves da linhagem Bankiva do projeto de Produção de Ovos Caipira, que está sendo desenvolvido por 200 famílias em Caxias, nos três distritos.

Os ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Já os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas.

“Esse projeto é de alta importância para a nossa região, porque com a doação dessas frangas, que já estamos no 2º lote, nós buscamos aumentar a produção de ovos na nossa cidade, pois o déficit é muito grande. Isso vai fazer com que aumente a cadeia produtiva e vai aquecer a economia. Nós já estamos colhendo ovos da 1ª etapa, que estão sendo disponibilizados no mercado, nas feiras, inclusive na Feirinha da Gente”, disse Herbert Dete, secretário adjunto de Agricultura e Pesca.

“É muito importante para as famílias para melhorar a nossa produção e também um extra que a gente vai ter a mais, venda de ovos. Eu só crio as caipiras do interior, mas dessa aqui é a primeira vez que estou recebendo”, disse Vilmar, do povoado Engenho D’ Água, no 2º Distrito.

O objetivo é aumentar a produção de ovos caipiras. Hoje, somente 8% dos ovos consumidos pelos caxienses são produzidos em Caxias, ou seja, mais de 90% vem de fora. A ideia é mudar essa realidade. Os lotes de 40 e 80 unidades são divididos conforme a capacidade produtiva das famílias.

“É só trabalhar direitinho para dar produção. O nosso objetivo é crescer. Às vezes, eu chego a 100 galinhas, quando estão no ponto aí eu vendo, aí eu pego os pintinhos e separo pra colocar pra crescer. Agora, com esse projeto das frangas, a gente quer aumentar a produção de ovos”, disse Francinete Alves, do povoado Vitória, 2º Distrito.

“Estamos na 2ª etapa de um total de três. O objetivo é apresentar aos produtores de Caxias uma linhagem com um potencial produtivo melhor. E, em resumo, é uma excelente oportunidade de negócio, e como está sendo provado, já temos depoimentos de produtores do primeiro lote que estão satisfeitos com as vendas dos ovos e estão ampliando o negócio. Nós damos assistência técnica, nós criamos um grupo de WhatsApp onde nós vamos informando a todos ao mesmo tempo, orientando como cuidar e, quando necessário, vamos ao local para melhor orientar”, disse Adailton Matões, agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: