A Prefeitura de Caxias,  por solicitação da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou desde 2017 a recuperação de mais de 120 escolas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Em 2019, foram 32 escolas recuperadas e/ou ampliadas, tudo realizado com recursos próprios.

“Procuramos dar possibilidades para que estas escolas fossem reformadas e outras ampliadas. Algumas foram construídas, como por exemplo, a escola Ezíquio Barros, no Residencial Vila Paraíso. As escolas do campo também receberam melhorias. O prefeito Fábio Gentil não tem medido esforços para oferecer aos alunos da zona rural escolas no mesmo padrão daquelas da zona urbana, tanto no que tange à estrutura física como também no mobiliário”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

A secretária Ana Célia Damasceno lembra que no início da gestão, em 2017, além de escolas precárias, havia ainda escolas de palha que somavam ao todo 21 unidades de ensino. O compromisso da gestão municipal é mudar esta realidade o mais rápido possível. Por isso, iniciou-se um processo de reformas e ampliações, além de construção de escolas novas. São exemplos: U.E.M. Aniceto Cruz; U.E.M. Cristo é Vida; U.E.M. São Raimundo; U.E.M. Santa Teresinha e U.E.M. Alice Cavalcante.

“Nós encontramos muitas escolas de palha quando iniciamos a gestão municipal e essa realidade vem mudando paulatinamente, tendo em vista os recursos municipais. Com a gestão do prefeito Fábio Gentil, a falta de zelo que existia em muitas escolas por parte do poder público vem mudando significativamente. O objetivo maior é valorizar cada vez mais a educação de Caxias. E reforço que tudo está sendo feito com recursos próprios. Ressalto que, quando temos um prefeito que se interessa em investir na educação, como é o caso do prefeito Fábio Gentil, a gente vê que podemos melhorar cada vez mais”, disse Ana Célia Damasceno.

No aniversário da Adesão de Caxias à Independência do Brasil, o prefeito Fábio Gentil, em respeito à população caxiense, entregou mais novas escolas reformadas na zona rural e anunciou a construção de outras 5 escolas. A Prefeitura de Caxias também adquiriu R$ 6 milhões em carteiras escolares para que as unidades de ensino recebam material de qualidade para melhor acolher as crianças e adolescentes que estudam na rede pública municipal.

“Estamos entregando carteiras novas em todas as escolas da sede e também do campo. As carteiras são específicas de acordo com a altura do aluno, a necessidade da modalidade de ensino. O gestor escolar ou gestora nos envia a solicitação e junto as medidas de cada turma, daí um trabalho minucioso do gestor escolar. Afirmo, olhamos a educação com os olhos de educadora. E o prefeito, por ser engenheiro, também olha para a educação com os olhos de educador”, frisa a secretária.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,