A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Governo do Estado, levou ao povoado Brejinho, no 1º Distrito, a Carreta da Mulher. O veículo está em frente à Unidade Básica de Saúde da comunidade, onde está levando serviços de saúde, citologia e realizando exames de mamografia caso seja necessário, sob orientação médica, com auxílio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

“Foi muito bom pra nós, nós fomos atendidas, a gente estava precisando, e aqui a gente resolveu tudo, pra nós mulheres foi muito importante. O câncer é muito perigoso, temos que sempre acompanhar com um médico, se cuidando. Já morreram muitas mulheres com esse problema, e eu todo ano estou fazendo o acompanhamento”, ressalta Maria dos Santos, moradora do povoado São Manoel.

“É muito importante porque é facilitado o exame e os cuidados. Essa prevenção é muito importante para garantir a saúde da mulher. É sempre bom ter o acompanhamento profissional”, afirma Juciane Lopes, do povoado Alto Alegre.

“É muito importante essa parceria do município com o estado. Então, nós agradecemos ao prefeito Fábio Gentil e a secretária Aureamélia, que estão colocando à disposição da comunidade esses serviços de saúde”, diz Edival do Brejinho, líder comunitário.

A carreta deve ficar em Caxias até o 25 de outubro, sendo que nos dias 23, 24 e 25, a carreta vai estacionar em frente à prefeitura para atender todas as mulheres na zona urbana.

“A carreta vai passar esta segunda e terça-feira aqui no Brejinho. Terminando o atendimento aqui, vamos pra sede para passar três dias, pra continuação dos atendimentos. A Carreta da Mulher é uma referência da saúde da mulher no Maranhão, que é pra ser ofertada e a gente tem uma demanda grande com relação à mamografia, mas nós temos um resultado em tempo recorde. Os resultados são dados em 30 dias. Nós fazemos todo acompanhamento dessa mulher”, afirma Cledenilde Morais, coordenadora de enfermagem da Carreta da Mulher.

“Estamos na Campanha Outubro Rosa, e hoje estamos aqui no povoado Brejinho atendendo a comunidade, não só do Brejinho, mas de outros povoados. A carreta vai ficar dois dias aqui e três dias na zona urbana. Esse momento é de prevenção, de conscientização das mulheres para o autoexame, para que elas se cuidem. Além de palestra, elas vão participar de uma aulão no final do dia” frisou Aureamélia Soares, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres.

Veja na reportagem: