A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, realizou a contento a primeira etapa de vacinação contra o Sarampo, que seguiu até a sexta-feira (25), com Dia D em 19 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos estratégicos que receberam o público dentro da faixa vacinal.

O município de Caxias chegou a vacinar 95,56% de crianças na faixa etária de 1 a menores de 2 anos de idade, acima dos 95% que preconizava o Ministério da Saúde para esta etapa da vacinação. Ainda de acordo com o ministério, o prazo para a consolidação dos números vai até 30 de novembro. No entanto, o município chegou à meta de forma antecipada, com  1.867 doses aplicadas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Verônica Aragão, lembrou que a Secretaria Municipal de Saúde trabalhou muito para que toda a campanha fosse realizada dentro do esperado. “Esta foi só a primeira etapa e com um trabalho profissional   conseguimos chegar à meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Porém, o trabalho continua e nossas unidades de saúde estão disponíveis para que os pais que não puderam levar seus filhos, procurem nos postos de saúde”, enfatizou a coordenadora.

Para esta etapa da campanha, que teve início dia 7 e seguiu até 25 de outubro, o município recebeu 3.246 doses da vacina tríplice viral, que é uma vacina trivalente protegendo contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola, para vacinação de 2.274 crianças de 6 meses a menores de 5 anos até o fim da campanha no dia 30 de novembro. Até o momento, já foram vacinadas 2.449 crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, acima de 100% do preconizado.

Vale lembrar que a próxima etapa da campanha será realizada de 18 a 30 de novembro. Nesta etapa, também será realizado o Dia D em 30 de novembro, quando, mais uma vez, a rede municipal de saúde estará disponibilizando as UBSs para receber o público-alvo, que será as pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,