A continuidade no Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste (BNB) ocorreu no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, com a capacitação de produtores locais e de Coroatá. Eles obtiveram informações sobre crédito e também conferiram na prática uma pesquisa com aves da linhagem Canela Preta. O objetivo é ensinar todo o manejo para a produção tanto com aves de corte quanto de postura.

“É uma das ações do PRODETER, é uma ação de capacitação, onde o programa fala que os produtores têm que se capacitar em técnicas de manejo, sobre o Cadastro Ambiental Rural, Declaração de Aptidão ao PRONAF, além das linhas de crédito”, disse Tiago Henrique, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste.

“Eu sempre ressalto instituições de ensino em projetos dessa natureza. Porque é a partir do ensino que eles vão poder se desenvolver. Esses agricultores pretendem reforçar a agricultura familiar e, sem educação, não é possível”, frisou João da Paixão, diretor geral do IFMA Caxias.

“Nós estamos aqui hoje participando com os nossos agricultores. É muito importante para que eles possam manusear e chegar à comercialização”, disse José Ivan, secretário de Agricultura de Coroatá.

O PRODETER tem a parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, além de outras instituições, que apoiam 135 produtores em Caxias, Codó, Coroatá e Timbiras, sendo 35 em Caxias, dando apoio e incentivo para que suas produções sejam alavancadas. O programa será desenvolvido em 19 etapas até 2022. No próximo dia 23 de novembro, a capacitação será em Codó.

“Esse apoio é bom porque hoje a gente vende um pouco na Feirinha, e temos uma renda razoável, mas a gente quer crescer mais. Espero que a gente tenha a oportunidade de crescer mais”, disse Rosa Maria, agricultora do povoado Belém, em Caxias.

“Agora nós chegamos na fase de capacitar os beneficiários do PRODETER para que eles possam propagar os conhecimentos adquiridos para toda a Região dos Cocais. Nós somos parceiros, porque é um conjunto que envolve órgãos estaduais, secretarias municipais, SEBRAE, IFMA e Banco do Nordeste”, afirmou Luciana Soares, secretária de Agricultura e Pesca de Caxias.