O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participou na manhã desse domingo (10), na Feirinha da Gente, da posse dos Prefeitos Mirins. Ao todo, 5 escolas participaram do projeto, contando escolas das zonas urbana e rural.

Houve a solenidade de posse, com a presença dos pais, professores, gestores escolares, além dos alunos. O mandato tem duração de 1 ano. O projeto Prefeito Mirim é uma iniciativa do Sistema Guanaré de Comunicação que visa à promoção da cidadania entre as crianças, a fim de que elas possam vivenciar a realidade do processo político, como acontece com os adultos. Cada criança candidata fez campanha, pediu voto e participou do horário eleitoral gratuito na televisão. Tanto o prefeito quanto o vice, eleitos dentro de cada escola participante, vão atuar de forma efetiva dentro da escola.

O projeto teve como objetivo escolher estudantes da rede pública e particular para desempenharem as atividades do líder executivo, incentivando os estudantes a despertarem o interesse pelas questões sociais, administrativas e políticas. Foram aceitas inscrições de no máximo 10 escolas. Cada uma delas deveria eleger dois alunos.

“A proposta é incentivar, mostrar e apresentar para as crianças o que é o poder executivo, o que é uma eleição, como são eleitos, porque eles ficam curiosos, em época de campanha eles veem os pais participando e eles querem entender o porquê disso tudo. Todas as escolas ficaram muito satisfeitas com o projeto”, frisa Kátia Lobão, diretora comercial da TV Guanaré.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), onde participaram alunos de cinco unidades de ensino, com seus respectivos prefeito (a) e vice:

• Prefeito eleito Antônio Pablo; vice-prefeito Leonardo Barbosa – U.E.M. Lourdes Feitosa;
  • Prefeita eleita Aylanna Sophia; vice-prefeita Francisca Laura – Escolinha Tia Joana;
  • Prefeita eleita Maria Clara Osório da Silva; vice-prefeita Valéria Morais da Silva Carvalho – U.I.M. Apolônio Fagundes de Sousa (povoado Buenos Aires);
  • Prefeita eleita Yasmin Silva; vice-prefeito Lucas Gabriel – U.I.M. Renato Vila Nova (Povoado Sossego);
  • Maysa Giovana da Silva Sousa, prefeita eleita; vice-prefeita Emanuelly Vitória de Sousa Silva – U.I.M. Filomena Machado Teixeira.

“Eu fiquei muito feliz. É um projeto muito bom, porque incentivou as crianças a saberem como votar e suas responsabilidades”, afirma Maricélia Ferreira, mãe da menina Maysa Giovana.

“Eu achei legal, porque eu vou fazer muitas coisas”, diz Maysa Giovana.

“É um projeto magnífico porque faz com que as crianças compreendam que podem sim ocupar cargos importantes no município”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“A educação é formada por um conjunto de fatores. Nós proporcionamos uma educação melhor no município, e hoje nós estamos vendo as crianças se envolvendo no processo político. As ideias dessas crianças vão nos direcionar para que juntos possamos conduzir o município. Os pensamentos de uma criança, de uma forma que possa ajudar, são sempre bem-vindos”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.