A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Urbanismo, está realizando a urbanização de todo o canteiro central da BR 316, na entrada da cidade. Os serviços no local estão bem adiantados. Até o momento, foram plantadas cerca de 2.000 mudas de Ixora, um tipo de arbusto resistente a climas mais quentes.

“Nós preparamos a terra, plantamos e depois temos a rotina de preservação, que inclui a poda e aguação. Nosso objetivo é plantar em todo o canteiro central, a fim de deixar a entrada da cidade mais bonita”, afirma Frederico Brandão, coordenador de paisagismo da Secretaria de Urbanismo.

A urbanização também será feita nas rotatórias do percurso do canteiro. Um deles, localizado em frente ao Hospital Macrorregional, já recebeu 125 mudas. Em breve, a prefeitura começará os plantios no canteiro que vai do balão do Macro à passarela elevada.

O trabalho de urbanização também se estende às praças e espaços de lazer em Caxias. De acordo com Frederico Brandão, este ano já foram plantadas novas mudas nestes locais e recuperadas as que já existiam. Além disso, a secretaria pretende inserir novas mudas de ipê amarelo e rosa pela cidade devido à proximidade do período chuvoso.

A Secretaria de Urbanismo também faz doação das mudas a quem deseja plantar e deixar a cidade mais arborizada. Para adquirir, é só se dirigir até a sede da secretaria, que fica localizada na Rua Pirajá, bairro Pirajá, ao lado da UPA, e fazer a solicitação através de ofício. As equipes vão até o local com as mudas e realizam o plantio.

“Para nós é de grande importância contribuir com o verde da cidade. Nosso objetivo é fazer de Caxias uma cidade mais bonita. Porém, também pedimos a colaboração das pessoas para que preservem esses espaços e cuidem das nossas plantas, do meio ambiente. Precisamos ter essa consciência”, conclui Gentil Neto, secretário adjunto de Urbanismo.

Palavras chaves: