Como forma de estimular o consumo consciente de água potável, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Caxias) desenvolve diversas atividades de educação ambiental. E nesta terça-feira (12), o coordenador de produção e qualidade da autarquia, Edson Mauro, participou da III Conferência da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida), na U.E.M. Jovem Thales Ribeiro Gonçalves, no bairro Caldeirões.

Na oportunidade, o coordenador do SAAE Caxias conversou com os pais dos estudantes sobre o processo de tratamento da água e deu dicas sobre o uso consciente da água potável.

“Hoje é um dia muito especial para a escola Jovem Thales Ribeiro Gonçalves e nós viemos como instituição SAAE Caxias falar sobre o tratamento da água e o uso racional da água potável. Falamos do reaproveitamento da água da lavadora de roupas; da importância de não lavar o veículo com a mangueira hidráulica e sim utilizar o balde com água que o consumo é bem menor; não escovar os dentes ou tirar a barba com a torneira aberta. Ou seja, são pequenas dicas que economizam água e ajudam o meio ambiente”.

Com o tema “Consciência e Sustentabilidade”, a Com-Vida visa promover um intercâmbio entre comunidade e escola, buscando meios para solucionar problemas ambientais durante todo o ano letivo.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, as ações do Com-Vida foram ampliadas para 100 unidades de ensino de Caxias.

“São 100 escolas participando da Com-Vida. Até 2017, eram apenas 50 unidades de ensino, ou seja, ampliamos o atendimento para que a gente pudesse de fato fazer com que as nossas crianças entendessem a importância das escolas sustentáveis e desenvolvessem a consciência ambiental que é necessária para o ser humano em si. Tudo isso demanda conhecimento dos professores e o envolvimento de parceiros como o SAAE, que hoje promoveu uma palestra sobre a importância e o uso consciente da água. Nesse sentido, a gente está levando, cada vez mais, a todas a escolas, aos professores e estudantes a importância de você cuidar do meio ambiente, cuidar da vida, que é tão importante e necessária para todos nós”, afirmou.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Valdete Ferreira, o programa Com-Vida é muito importante para a integração entre a escola e comunidade. “A Com-Vida é um convite à preservação do meio ambiente, à preservação da vida. E a nossa escola desenvolve dois projetos na área ambiental – um que envolve a horta orgânica e os jardins e outro de reaproveitamento da água dos bebedouros e condicionadores de ar. Este envolve a parceria com o SAAE Caxias fornecendo todo o suporte técnico necessário para o desenvolvimento do projeto. A gente só agradece essa parceria e a presença também do SAAE hoje na conferência”, disse.