A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, por meio da Sala do Empreendedor, realizou nesta quinta-feira (14), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Caxias), mais uma ação do projeto Mais Gestão, que acontece na cidade desde 2017. A Oficina de Gestão em Fluxo de Caixa ajuda a aprimorar as ações do projeto que dá apoio, acompanhamento e orientação gerencial às empresas com o objetivo de auxiliá-las por meio de visitas feitas por estudantes universitários.

“É uma forma de buscar um conhecimento e ajuda a gente a praticar a nossa visão financeira” disse Eldeane Silva, empreendedora.

“Só vem a somar, a gente tem sempre que estar aprendendo”, diz Magda Santana, participante da oficina.

“É sempre bom estar aprendendo algo novo pra crescer”, disse Francisca da Silva, participante da oficina.

“Hoje estamos realizando uma oficina de Fluxo de Caixa porque essa é uma das principais demandas das empresas. Então, eles vieram e a gente vai estar incentivando as empresas sobre a gestão financeira”, disse Lilia Karine, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Caxias.

Ao mesmo tempo em que ajuda os empreendedores com orientações para melhorar os seus empreendimentos, o projeto também faz parceria com as instituições de ensino da cidade, desta vez com a instituição UniFacema e seu curso de Administração, que disponibilizou 8 alunos estagiários para prestar auxílio aos empreendedores.

“Acredito que é muito importante porque nós como estudantes vamos colocar em prática aquilo que aprendemos em sala de aula”, afirma Flávia Freitas, aluna de Administração.

“É uma experiência muito boa, estou conhecendo a realidade das micro e pequenas empresas de Caxias e estou ganhando conhecimento para desenvolver em minha carreira profissional”, frisa o aluno Karlos Magno.

“Esse estágio é uma oportunidade para conhecermos as empresas, estamos tanto repassando quanto recebendo conhecimentos. A gente está começando para que posteriormente a gente possa exercer uma função de consultor”, reforça o estudante Iure Pedrosa.

As visitas feitas pelos acadêmicos representam também uma espécie de estágio, com o qual eles colocam em prática aquilo que estão vendo em sala de aula. Para isso, eles recebem capacitação e um plano de estágio, agendamento e planejamento das visitas. Após realizarem as visitas, há o período de elaboração e análise dos relatórios, encontros de alinhamentos, e, por fim, o retorno às empresas visitadas para coleta e análise de resultados.

“No curso você tem as horas de estágio obrigatório, e o projeto atua junto à faculdade para cobrir esse estágio obrigatório. A faculdade encaminha os estudantes para a Sala do Empreendedor e a gente intermedeia os alunos com os empreendedores atendidos. Então, eles identificam as dificuldades dos empreendedores e trabalham as soluções”, afirma Lilia Karine.

Veja mais: