Antes da primeira seletiva do concurso “A Voz da Gente”, uma apresentação de dança e o cantor Isaac Souza, da banda CasinoQuebec, um dos jurados, abriram as apresentações na Feirinha da Gente desse domingo (17).

A cantora Nicka Santos, vencedora do concurso em 2018, deu uma palinha do seu trabalho. “A Feirinha da Gente me ajudou muito, porque me tornou conhecida. Hoje eu trabalho em Caxias e na minha cidade, Alexandre Costa”, disse a cantora.

Em seguida, foi o momento de abrir a primeira seletiva. Oito candidatos foram desclassificados mesmo antes de cantarem, alguns por desistência e outros por não chegarem no horário. Seis candidatos subiram ao palco da Feirinha. O primeiro foi Dede Costa, seguido por Mano Gil, Railson Oliveira, Cyara Costa, Jessica Wisley e Francisco Yurlle.

“Eu acho essencial. Uma das funções do poder público é promover a cultura na cidade. Eu sou filha de músico e acho muito bonito esse concurso na Feirinha da Gente. Tudo que o poder público puder fazer para ajudar a cultura, ele vai estar cumprindo sua função”, disse a espectadora Dayana Moura.

Antes do resultado final, a cantora Vi Marinho também se apresentou. Em seguida, foi divulgado o resultado. Em 5º lugar com 319 pontos ficou Dede Costa; com 353 pontos, em 4º lugar, Francisco Yurle; com 472 pontos, em 3º, Cyara Costa; com 489 pontos e em 2º lugar, Mano Gil; e em 1º lugar, com 490 pontos, Jéssica Wisley, que ganhou mais 5 pontos da plateia, ficando com 495 pontos. Os 5 escolhidos estão classificados para a próxima fase. No próximo domingo, mais 14 participantes vão soltar a voz na 2ª seletiva.

“É gratificante pra mim participar, eu que sonho em ser cantora desde os três anos de idade. E quero ganhar o concurso”, disse Jéssica Wisley, 1º lugar na seletiva

Para a organização e os jurados, o concurso representa a abertura de uma porta para os talentos caxienses.

“O concurso é um espaço de mostrar novidades, criar conexões. Ano passado foram revelados nomes maravilhosos, e o projeto cumpre uma função importante na cidade”, disse o cantor Isaac Souza.

“Cada domingo vamos selecionar um número de candidatos, ao final dessas seletivas vamos chegar a escolher 16 candidatos. Com as batalhas vamos chegar ao número de 8 candidatos. Muitas pessoas não têm essa oportunidade com estrutura, e o prefeito Fábio Gentil está trazendo essa oportunidade a todos os talentos da cidade”, disse Taty Sobral, da organização do concurso.

“A gente sabe que essa abertura para os jovens vai abrir para novos profissionais da música. A gente vê que são pessoas que são amadoras e que damos oportunidades para esses jovens. O objetivo da gestão é abrir essa porta para os talentos locais, promovendo a cultura”, disse Arthur Quirino, secretário de Cultura Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.