A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), realizou na manhã dessa terça-feira dia (26), no auditório da U.E.M. Rui Frazão, a Formação de Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), organizada pela Assessoria Multiprofissional, abordando o tema “Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Deficiência”.

O evento contou com a participação de 70 professores. O professor Jânio Oliveira Lima, especialista em educação especial, inclusão e libras, abordou a temática “Avaliação da aprendizagem da pessoa com deficiência”. Os professores interagiram com perguntas, ideias e sugestões que foram discutidas naquele momento.

A professora Alexandra Porto, da U.I.M. Arlindo Fernandes, falou sobre a relevância do tema e do conteúdo abordado.

“A relevância desse tema é muito importante na questão de avaliação, pelo fato de nos dar suporte de trabalhar com nossos alunos que têm deficiência e necessidades especiais, e  vai nos ajudar a compartilhar a aprendizagem do aluno com o próprio professor da sala comum, melhorando o ensino do aluno”, disse a professora.

O professor Lenilson Oliveira, que leciona na U.I.M. Antônio Edson, fez uma abordagem avaliativa sobre a formação.

“Eu avalio como algo que irá acrescentar na vida do professor de AEE, pois estamos falando sobre avalição e esta tem a ver não apenas com o professor da sala comum, que avalia o aluno deficiente, mas também com o professor da sala de AEE, que auxilia nessa avaliação, porque o professor da sala comum imagina que o professor do AEE que tem que avaliar. E aqui aprendemos que é uma parceria entre o professor da sala de AEE com o professor da sala comum, um ajudando o outro, para que possam perceber as potencialidades do aluno”, destacou Lenilson.

Conforme o palestrante Jânio Oliveira Lima, o objetivo é avaliar como o professor vivencia o aprendizado dos alunos com deficiências.

“O objetivo é a conscientização de como avaliar a pessoa, os alunos com deficiência intelectual ou outros tipos, para saber como eles estão se desenvolvendo realmente dentro das escolas, se estão tendo as capacidades, as habilidades ou competências devidas para cada ano”, ressaltou o professor.

Fátima Sousa, responsável pela Coordenação Multidisciplinar, lembrou que “essa formação, pretende fazer com que o professor de AEE possa, juntamente com o professor da sala comum, intervir de maneira positiva no aprendizado do aluno, para conseguirmos melhores resultados em sala de aula”.

“O nosso maior objetivo hoje da educação é atender todas as crianças de forma igual, incluir todas as crianças. Para conseguirmos isso, é preciso que os professores estejam gabaritados. Para isso, é necessário fazermos esse tipo de formação. Hoje nosso tema é muito específico, que é avaliação, para percebermos se o aluno que é da educação especial, tem as capacidades necessárias para ser aprovado”, explicou a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno.