Nesta quarta-feira (11) foi realizada a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Caxias. Na ocasião foram discutidas as temáticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e a busca por melhorias, além de uma autoavaliação do trabalho realizado pelos conselheiros. O momento também foi de confraternização.

“Temos discuto as temáticas do SUS ao longo do ano, além de fiscalizar e visitar, a fim de termos uma saúde com mais qualidade. Esse momento também é de autoavaliação do trabalho dos conselheiros, além de nos confraternizamos”, frisa Evadilson Costa, vice-presidente do conselho.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente, formado por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários.

“O conselho é um órgão componente da Secretaria de Saúde, mas trabalha com a fiscalização, é o controle social, é a sociedade entrando na gestão de saúde”, explica Luís César, presidente do órgão.

Em sua função de elaborar e controlar a execução da política pública da saúde, o Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades: controlar o dinheiro da saúde, monitorar a execução das ações na área da saúde, participar da formulação das metas para a área da saúde, reunir-se ao menos uma vez por mês e acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.

Segundo Alanessa Araújo, conselheira que representa a Secretaria Municipal de Saúde, Caxias tem evoluído muito na busca por melhores condições e recursos no setor.

“Foi um ano positivo, mostramos o que a saúde de Caxias tem feito para que esta seja cada vez melhor e tenhamos a saúde que a gente quer”, completou a conselheira.