Já começou a montagem da estrutura do Natal Ecológico, que está em sua 3ª edição e será realizado no Parque Balneário Veneza de 20 de dezembro a 07 de janeiro de 2020. Executado pelo Instituto de Ações Sócio Ambientais (INASA), o projeto é apoiado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e escolas da rede municipal. É o que se pode chamar de natal sustentável, pois todas as peças utilizam materiais reciclados. Mesmo antes da montagem e organização definitiva, as pessoas já fazem registro fotográfico ao lado das peças.

“É muito interessante porque você vê que no momento em que as pessoas começam a coletar, gera uma conscientização, deixa de poluir e também aumenta a criatividade delas para produzir estas peças”, frisa Rejane Sousa, visitante da Veneza.

“Com isso, esse material está sendo reaproveitado. Se não fosse feito esse trabalho, esse material todo ia estar poluindo as nossas ruas. Além de preservar a cidade, esse trabalho embeleza o ambiente”, afirma o professor Luís Alves.
Quando estiver pronta, a exposição vai contar com luminárias, bonecos de neve, presépios e árvores de natal construídos com garrafas pet, que vão dar um maior brilho ao Natal Iluminado de Caxias, que já iluminou toda a cidade.

“Dia 20 nós vamos expor o nosso trabalho aqui na Veneza, porque aqui é um polo ecológico, e nós trazemos essa parte de educação ambiental, o reaproveitamento do material que fica aqui. Esse material vai estar sendo exposto não para venda, mas para embelezamento da cidade. Nós estamos em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e com algumas escolas do município que nos ajudam a recolher esse material e nós fazemos oficinas com eles”, afiram Luís Neves, voluntário do INASA.

Nos dias 21 e 23 de dezembro, o INASA também vai apresentar na Câmara Municipal um Presépio Vivo. E nos dias 23 e 24 de dezembro também ocorrerá no Centro Histórico da cidade a Parada de Natal, uma caminhada que vai expor o trabalho realizado pelo instituto.