No último final de semana, Caxias presenciou dezenas de apresentações culturais, recebeu centenas de turistas e retomou o seu lugar na produção cultural no estado do Maranhão. Na sexta-feira (13), o Mirante da Balaiada realizou uma grande homenagem aos 107 anos do Rei do Baião, Luís Gonzaga, que foi uma iniciativa do programa Madrugada Nordestina, da Rádio Guanaré FM, com o apoio da Prefeitura de Caxias.

“Nós vamos através dessas ações divulgando a cidade de Caxias para o mundo, através da cultura forrozeira”, disse Andrade Peso Pesado, organizador do evento.

No sábado (14) e domingo (15), o Mirante da Balaiada também vivenciou o compartilhamento da cultura em suas diversas linguagens com a III Feira da Arte de Caxias, promovida por um coletivo de artistas caxienses. Tendo à frente Cid Brito e Isaac Sousa, a proposta do evento é colocar em evidência a cultura alternativa. Pelo evento passaram poetas, músicos, artistas plásticos, escritores, dentre outras manifestações e linguagens. A Feira da Arte homenageou Marechal, interprete caxiense com 65 anos de vida e 40 dedicados à música.

“Nosso objetivo é valorizar a cultura e produção alternativa. Está dando certo, vamos até o dia 29 de dezembro. Vale a pena realizar a feira aqui, porque tem público e a gente quer realizar mais festas”, disse Cid Brito, organizador.

“Eu me sinto muito feliz em ser homenageado em vida. Agradeço ao Isaac e ao pessoal da organização”, disse o cantor Marechal.

Na sexta (13), sábado (14) e domingo (15), a programação do Natal Iluminado também foi recheada de muitas apresentações. Nas três noites o Expresso Luz percorreu os bairros Sabiá e Volta Redonda, levando os personagens natalinos às comunidades mais afastadas do centro. Os povoados Brejinho e Nazaré do Bruno também contaram com a magia natalina levada pelo Expresso Luz.

No palco principal, no Centro de Cultura, na sexta-feira (13) se apresentaram: espetáculo Magia do Natal; Video Mapping, com projeções natalinas; Coral Voz Verum; espetáculo “O boi e o burro a caminho de Belém”; Quarteto Órion e o Quarteto Entrecantos, de Teresina (PI).

No sábado (14), o Expresso Luz levou o Papai Noel ao bairro Volta Redonda. Por lá, as crianças, adolescentes e adultos se transformam todos em crianças.

“Nós só temos a agradecer ao prefeito Fábio Gentil por presentear o nosso bairro com esse projeto maravilhoso do Natal”, disse Paulinho Moura, líder comunitário.

“É muita animação, é muita alegria, e todos estão felizes, da criança ao adulto”, frisou Tia Joana, gestora escolar.

“Eu gostei muito, e pedi um presente para o Papai Noel, eu pedi uma bicicleta”, disse José Albuquerque, criança do bairro.

Já no Centro de Cultura, no palco especial do Natal Iluminado, o público acompanhou o acendimento das luzes com o espetáculo Magia do Natal; uma apresentação de Video Mapping, com belas projeções natalinas; o espetáculo “A Bela e Fera no Natal”; o Coral Adventista de Caxias e uma grande apresentação com o cantor lírico maranhense Fernando de Carvalho, que interpretou músicas natalinas, mas também os grandes clássicos da música internacional com seu canto suave, que transita entre o erudito e o popular.

“Pelo terceiro ano consecutivo estou em Caxias. A cidade a cada dia que passa fica mais bonita, nem parece que estamos no Maranhão. Parabéns à prefeitura que decora a cidade para receber os turistas”, frisou o cantor.

“Não tem como não se emocionar, são apresentações lindíssimas”, firmou Adeilson Werbert, visitante.

“Nossa programação segue por todo o mês de dezembro. No dia 22 temos Gabriela Rocha com um show gospel, mas todos os finais de semana temos as atrações com programação a partir de quinta-feira, com o Expresso Luz e as apresentações. Todos são convidados a virem a Caxias”, disse Arthur Quirino, secretário de cultura.

No domingo (15), a festa mudou de lugar, começou pela Feirinha da Gente com o espetáculo “Pãozinho com Ovo”- Santa Ignorância Cia das Artes e Lenny Backy e Cianny. À noite, o compartilhamento de cultura foi no Complexo Turístico da Balaiada, que levou uma programação diversificada e cheia de significados: espetáculo “Auto de Natal Nordestino”, do grupo Eava Fênix; Reisado Encanto da Terra; Dança do Lili e, direto de São Luís (MA), comemorando os 30 anos do projeto Circuladô de Encantos, a cantora e produtora cultural Rosa Reis.

“Eu estou muito feliz de estar em Caxias, a cidade está linda e orgulha a todo o Maranhão. Eu estou apresentando uma retrospectiva do meu trabalho nesses 30 anos. Agradeço aos caxienses”, disse a cantora.

“Nós temos o prazer de receber cada caxiense e cada turista em nossa cidade. Nós queremos receber bem a todos que por aqui vierem prestigiar o nosso Natal Iluminado, que é de todos os maranhenses e do Brasil”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

O Natal Iluminado de Caxias é promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, e segue até o início de janeiro de 2020. São 45 dias de muita feita e de exposição da cultura caxiense, maranhense e nordestina, além de atrações nacionais, a exemplo do Padre Alessandro Campos, que se apresentou no último dia 08 de dezembro. No próximo dia 22 de dezembro, haverá o show gospel com a cantora Gabriela Rocha.