Na manhã dessa terça-feira (17), integrantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) que compõem o Plantão Social e o Programa Mais Alfabetização (PMAlfa), acompanharam a secretária de educação, Ana Célia Damasceno, em visita ao Hospital Infantil Dr. João Viana. O intuito foi ofertar às crianças internadas presentes, afagos e carinho por ocasião do Natal. A ideia foi bem recebida pelos pais e pelas crianças, que ficaram emocionadas e felizes. Um grupo cantava músicas natalinas e contava historinhas infantis para alegrar as crianças enfermas, que foram surpreendidas com presentes e abraços dos integrantes que foram visitá-las.

A visita foi muito bem-vinda, como relatou Lavinha Souza, de 8 anos. “Eu cheguei aqui com dor de cabeça e mal-estar e de repente entram muitas pessoas cantando músicas de Natal e sorrindo, contando historinhas e nos presenteando, foi lindo, gostei”.

O pequeno Alfredo Cruz, de 10 anos, que sofreu um acidente de carro, falou do atendimento do hospital e da alegria de receber a visita inesperada da secretária e das integrantes do Plantão Social. “Eu sofri um acidente de carro com meu pai e vim para cá. Aqui estou sendo muito bem tratado e fui recebido com carinho. E agora isso, uma visita bonita que emociona, com músicas de Natal, e ainda ganhei um presente, estou muito feliz”, disse.

José Antônio, pai de Julia e Geovana, elogiou a ideia da visita e o bom atendimento do hospital. “Eu vim com uma filha que teve mal-estar e a outra veio me acompanhando para estar perto da irmã. E tivemos essa grata surpresa promovida pelo pessoal da Educação, cantaram, rezaram e ainda deram presentes às minhas filhas. É de emocionar, o hospital mudou muito, todos tratam bem os pacientes, atendem rápido e isso faz a diferença”.

A emoção foi o ponto alto da visita. Avós que estavam acompanhando seus netinhos e mães que estavam com seus filhos não se contiveram e choraram de emoção, como a mãe Marcela da Conceição. “Eu me emocionei, porque é uma surpresa linda, emocionante, e desde que cheguei aqui fui bem atendida com atenção e carinho, aí acontece essa surpresa dessa, todos cantando músicas natalinas e dando presente a nossos filhos, é muito bom, não tem como não gostar”, disse.

A coordenadora do Plantão Social da SEMECT, Valéria Almeida, falou sobre a finalidade e a importância da ação. “O Plantão Social alcançou mais um de seus objetivos, que é muito vasto, não só no contexto escolar, mas na amplitude de melhorar a autoestima dessas crianças e deixar seus pais mais confortados com uma ação assim. Essa parceria entre as secretarias é importante por que une em prol do bem-estar das pessoas. Acima de tudo, a educação do município de Caxias está comprometida com a saúde, com a assistência, e ela não funciona só dentro das escolas”, afirmou.

Tarciana Lobato, diretora administrativa do Hospital Infantil Dr. João Viana, falou do belo momento vivido pelos pacientes. “É bastante louvável receber essa equipe do Plantão Social e ver a emoção de cada mãe e de cada criança recebendo essa mensagem de amor e carinho nesse momento difícil que elas estão passando”, ressaltou a diretora.

A secretária de educação acompanhou a equipe do Plantão Social e comentou sobre o momento. “O que a gente percebe é que estamos vivenciado um momento lindo que é o momento do Natal. Essa ação do Plantão Social nós apoiamos integralmente pela grandiosidade, generosidade, por tudo de bom que passamos para essas crianças e que refletiu em seus pais. Nós presenteamos, mas quem recebeu o maior presente fomos nós, pelo carinho e emoção de todos que conhecemos”, afirmou Ana Célia Damasceno.