O instrutor Nando Santos viu quando o projeto Mulheres em Movimento (PMM) começou. Aliás, o projeto nasceu com ele no bairro Ponte. Nando ainda guarda todas as blusas utilizadas em cada gestão da Secretaria da Mulher.

“Em 2009, através da UMC, resolvemos criar esse programa, na verdade era só um projeto. Nós chegamos em setembro de 2009 com 5 turmas na época. A partir de 2010, o programa foi inserido na Secretaria da Mulher, aumentou o número de instrutores e a adesão”, afirma Nando Santos.

As instrutoras Paulinha Sousa, Mileide Cirebele e Marisa Alves, que viram a passagem do PMM de um simples projeto para se transformar em um programa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, participaram de um aulão que celebrou os 10 anos do programa na Praça Dom Luís Marelim. Elas destacam a contribuição para as mulheres.

“Foi maravilhoso, foi um divisor de águas em minha vida. Eu busquei uma formação, hoje leciono em faculdade, e por conta desse passo que a gente deu. A gente tem essa consciência de que esse passo que demos em Caxias está fazendo a diferença”, ressalta Paulinha Sousa.

“Nós, como instrutores, trabalhamos aeróbica, ritmos, funcional, e elas não buscam apenas a parte estética, mas a autoestima”, afirma Mileide.

“A gente tem um rodízio nos polos para que nós possamos nos conhecer. O PMM é uma família grande, e a gente trabalha para levar saúde para as mulheres”, afirma Marisa Alves.

Foi com muito trabalho que de um passou-se para os atuais 19 polos na zona urbana de Caxias, atendendo mais de 1.500 mulheres.

Maria Lúcia perdeu 28 kg, mas o programa contribui de diversas outras maneiras com cada uma delas.

“Eu agradeço ao programa porque eu perdi 28 quilos por conta da dança. A gente melhora outros aspectos da vida, saúde, e a família agradece”, reforça a integrante do PMM.

“É uma alegria ver que tem vários polos funcionando, que ajuda muitas mulheres”, disse Francilene Ferreira, integrante do PMM.

O programa continua crescendo. Marianny Almada é uma das mais de mil integrantes.

“Eu gosto de fazer atividade física e comecei a acompanhar a Secretaria da Mulher pelo Instagram. Sempre que eu vejo que vai ter algum evento do tipo eu gosto muito de participar”, frisa a nova participante.

“A Secretaria da Mulher trabalha o empoderamento das mulheres. Uma mulher que faz exercício físico já está melhor condicionada a participar de outras coisas. Aqui nós temos alunas de 2009 que são as melhores professoras desse programa”, frisa Nando Santos.

“Nós temos vários profissionais, enfermeiros, psicólogos, instrutores, e hoje estamos aqui para encerrar as atividades do ano. Só temos a agradecer ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil, por ter nos dado esse apoio, essa credibilidade, e quero desejar um feliz Natal e um ano novo de muita prosperidade para todos os caxienses”, afirma Aureamélia Soares, secretária da mulher.