A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Caxias está descobrindo cada vez mais o potencial produtivo dos agricultores do município nos três distritos. A cultura da mandioca agora é destaque e já despertou o interesse da cervejaria Ambev, empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, dentre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. Hoje, ela é a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja.

Na manhã da última segunda-feira (23), uma representante da Ambev esteve reunida com 30 agricultores familiares no Centro da Juventude de Caxias, no Bairro Volta Redonda, para inserção da cidade no fornecimento da mandioca, matéria prima utilizada na fabricação da cerveja Magnífica. Segundo a Secretaria de Agricultura, mais produtores podem ser cadastrados para o fornecimento da matéria-prima.

A parceria visa adquirir a matéria-prima oriunda dos agricultores e produtores, ficando acertado já o primeiro carregamento, denominado carregamento teste, em um total de 30 toneladas a serem adquiridas já no final do mês de janeiro de 2020.

“Temos a maior satisfação em buscarmos mais oportunidades e abrirmos novos mercados para facilitar o escoamento da nossa produção agrícola. Esse primeiro contato já foi com uma supervisora da Ambev, no qual ela já inseriu Caxias no roteiro para que a cidade forneça e faça este carregamento teste, para a gente fornecer constantemente. O primeiro passo já foi dado”, destacou Luciana Soares, secretaria municipal de Agricultura e Pesca.

No próximo dia 6, uma outra reunião será realizada, na qual serão cadastrados mais produtores. O cadastro será feito, mas quem irá fornecer neste primeiro momento serão apenas os produtores que têm a produção disponível.