A Feirinha da Gente retoma as atividades em 2020 com uma grande programação de valorização da cultura. Neste domingo (05), a partir das 8h, os feirantes já vão estar com seus produtos prontos para venda, a exemplo do café da manhã, produtos da agricultura familiar, artesanato, bazar de roupas, além de lanches e muitos outros produtos. Mas também tem cultura na veia.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude realiza o encontro de Reisado, uma cultura que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Os caxienses conservam esta tradição que celebra o nascimento do Menino Jesus. Em Portugal, a festa é chamada de Reisada ou Reseiro. No Brasil, o Reisado apresenta-se recheado com histórias do folclore, misturando o sagrado e o profano.

“Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, personagens da cultura popular e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural” afirma Arthur Quirino, secretário de cultura.

Em essência, o Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem ruas das cidades e até propriedades rurais de porta em porta, anunciando a chegada de Cristo, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

Neste domingo (05), na Feirinha da Gente vão se apresentar cinco grupos: Reisado Encanto da Terra; Reisado do Povoado Lavra; Reisado do Povoado Riachão; Reisado Mirim Encanto dos Cocais e Reisado de Nazaré do Bruno, de seu Luís Domingos e Dona Maria de Jesus. Além disso, dois grupos de terço do povoado Batatal e do bairro Veneza também participam da programação.