Na manhã dessa quarta-feira (15), foi realizada uma reunião na Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) para debater sobre as mudanças referentes ao Quiz Filosófico, que a partir de agora terá uma nova nomenclatura e maior abrangência.

O projeto visa promover novas formas de aprendizagem e avaliação, estimular a curiosidade e o trabalho em grupo, oportunizar o conhecimento através da pesquisa e do lúdico, bem como despertar o interesse pela aprendizagem de forma prazerosa. O foco é trabalhar com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, para que possam adquirir melhor base para o entendimento e o conhecimento interdisciplinar.

Em 2019, a Coordenação Pedagógica realizou o Quiz Filosófico como experiência de desenvolver um trabalho voltado para a área filosófica. O projeto teve excelente aceitação junto às escolas, com o direcionamento para a parte filosófica. Este ano, estuda-se essa ampliação para que todas as escolas possam participar de forma mais abrangente. Francisca Amujacy Silva, coordenadora pedagógica do componente curricular de filosofia, explica.

“O Quiz Filosófico de 2019 foi muito positivo porque houve uma socialização, um envolvimento de forma geral, diretores, coordenadores, professores e, de modo especial, o aluno. Agora em 2020 nós iremos incorporar. O quiz será interdisciplinar, para que se possa expandir de modo geral a todas as disciplinas”.

A secretária da Semect, Ana Célia Damasceno, falou sobre a amplitude do projeto como avanço disciplinar. “É de extrema importância essa expansão, haja vista os resultados positivos de 2019 com o Quiz Filosófico. Agora vamos ser mais abrangentes, com o intuito de transformar a sala de aula em um ambiente de pesquisas investigativas, onde cada aluno seja pesquisador investigador, estimulando o pensamento crítico e o raciocínio lógico”.