A Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal apresentou à Prefeitura de Caxias o edital que está aberto até o dia 6 de março para adesão à parceria público-privada (PPP) que contempla projetos de iluminação pública. A possibilidade de adesão à PPP acessaria o Fundo de Parcerias Público-Privadas, gerido pela Caixa Econômica, que aportaria recursos para um estudo de viabilidade a fim de modernizar toda a iluminação pública de Caxias, com aporte de até R$ 2,4 milhões, com contrapartida de 10% pelo município, somente nesta fase de estudos para saber a real necessidade do investimento a ser realizado.

“A Caixa Econômica possibilita ao município a possibilidade de utilização de recursos do Fundo de Parcerias Público-Privadas para estruturação de PPP, o que vai fazer com que haja a prestação de um serviço de melhor qualidade, com maior eficiência, atendendo de forma mais rápida a necessidade do munícipe”, afirma Regina Ribeiro, gerente da GIGOV/Caxias.

“A Caixa Econômica vem sendo o principal parceiro do governo federal, e esta é uma possibilidade de melhorar a política pública de uma reestruturação do parque de iluminação pública de Caxias. Convém ressaltar que o município já tem um estudo em andamento e está em uma fase bastante avançada, mas a Caixa está aqui a disposição deste e de outros municípios que se enquadram neste edital. O município tem até dia 06 de março para aderir ao programa”, afirma Alberto Santos, gerente da Caixa Econômica de Caxias.

A proposta será analisada pela Prefeitura, que já tem a intenção de trocar toda a iluminação atual por iluminação em LED. Atualmente, a Prefeitura já tem um processo de licitação em andamento para investimentos em iluminação.

“É algo de grande importância. Nós demos um passo à frente, e já temos a nossa PPP em andamento. Mas essa reunião foi muito importante com a Caixa, que deslocou sua equipe técnica de São Luís até Caxias, e ela vê que nosso município tem responsabilidade com o intuito de fazer com que nossa cidade cresça cada vez mais”, afirma Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

“Nosso objetivo é iluminar todo o parque de iluminação de Caxias, que tem mais de 17 mil pontos. E quando você tem um órgão como avalista que é a Caixa Econômica Federal, que é um órgão junto ao governo federal, órgão de credibilidade, isto para a gente é muito importante. Agora é reanalisar tudo que foi feito para que a cidade possa contar com a modernização do seu parque de iluminação pública. A iluminação gera segurança, beleza, desenvolvimento para o município. Nós iremos trocar toda a iluminação, o que vai gerar uma economia de mais de 70%, e essa sobra de recursos vai possibilitar novos investimentos no município”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.