Na tarde dessa terça-feira (25), último dia de Carnaval, uma multidão se reuniu em um dos pontos de concentração da “folia de Momo” em Caxias, a Praça Gonçalves Dias, no Centro da cidade, para acompanhar o desfile dos blocos de samba.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, 53 blocos de vários bairros da cidade foram apoiados pela gestão municipal. Passaram pela Rua Dr. Berredo os blocos Flor Cheirosa, Boca Livre, Arrastão da Saudade, Ekipaís do Samba, Maluco por Samba, Apaixonado por Samba e Os Caretas. Os blocos de arrastão alternativo tradicional foram Caipira a Balde, Turma do 51 e Unidos pela Paz. Os blocos de arrastão tradicional foram Canavial, Unidos de Santa Luzia, Turma da Alegria, Afro-Ago e Picolé de Cachaça.

Um dos organizadores do bloco Ekipaís, Pelé, explica que reuniu integrantes de várias escolas de samba e resgatou a diversidade cultural do país. “A gente reuniu integrantes de antigas escolas de samba para resgatar a cultura, a diversidade da cultura brasileira, que é imortal, como a cultura negra, o Bumba-Boi, as brincadeiras de infância. Nosso bloco tem várias alas e cada uma delas representa uma cultura diferente. É uma proposta muito boa, que reuniu mais de 100 pessoas”.

“Eu desfilo na primeira ala do bloco Ekipaís, somos todas meninas vestidas de índias. É a primeira vez que eu estou desfilando neste bloco, mas eu já havia desfilado em outros. Eu amo o Carnaval porque é alegria, a gente dança e se diverte com qualquer fantasia, não tem preconceito”, elogia a integrante Andreia Santiago.

A jovem Cleonice Almeida, também integrante do bloco Ekipaís, estava emocionada por ter sido escolhida para desfilar como Rainha de Bateria. “É uma grande responsabilidade sair como Rainha de Bateria, e eu estou bem feliz. Curtir o Carnaval é muito bom. Eu integro o grupo da Dança do Lili, uma manifestação cultural tipicamente caxiense, é um prazer estar aqui desfilando no Carnaval”.

De abadás coloridos e muita alegria, os blocos desfilaram pela Rua Dr. Berredo em direção à Praça Gonçalves Dias. Um dos blocos mais antigos da Princesa do Sertão, o Picolé de Cachaça, também desfilou na terça-feira. O presidente do bloco, Braulino Santos, falou da satisfação em estar presente em mais um carnaval.

“Estamos na ativa desde 1966, mas o bloco ficou adormecido até 1997. De lá para cá, estamos mantendo a tradição. Hoje, somos 50 participantes e trouxemos pro desfile amigos e familiares e muita alegria pra resgatar os carnavais antigos da cidade”, ressalta Braulino Santos.

O bloco Apaixonados por Samba, formado por funcionários, amigos e familiares da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), chamou a atenção para a inclusão social. “Estamos aqui para dar visibilidade às pessoas com deficiência no contexto sociocultural. Somos 130 integrantes, entre funcionários, alunos e amigos dos usuários da rede APAE, para mostrar que no Carnaval também podemos chamar a atenção para essa importante temática”, explica uma das organizadoras do bloco, Marlete Aguiar.

Nem a forte chuva que caiu no início da noite atrapalhou o desfile. Os foliões – crianças, jovens e adultos – vibravam a cada passagem de bloco e curtiam intensamente o último dia de festa.

“O importante é aproveitar. O Carnaval de Caxias é 10, o melhor do Maranhão. Estou aproveitando bastante em cada canto da cidade e hoje, no último dia, aqui na praça e mais tarde, na avenida”, disse a foliã Andressa Nascimento.

O circuito da Praça Gonçalves Dias também foi palco para a festa do bloco 10culpas para Beber, que este ano distribuiu mais de 1.000 abadás. “Mesmo com o temporal, a Praça Gonçalves Dias está lotada, com desfile de blocos, paredões e bandas, uma diversidade para deixar o Carnaval ainda melhor. Em menos de 40 minutos de entrega, distribuímos todos os abadás, foram mais de 1.000. O segredo do nosso bloco é, além do paredão, das bandas, o apoio do nosso prefeito, Fábio Gentil, e a interação que a gente vai fazendo um dos melhores blocos da cidade. Este é o nosso segundo ano e superamos todas as expectativas”, ressaltou um dos organizadores do bloco, Raony Rangel.

Paredões animaram a festa com muito funk e forró elétrico. Em seguida, subiu ao palco o cantor Júnior Masca e banda, de Teresina (PI).