A Feirinha da Gente tem sido uma grande vitrine em Caxias. Criado em 2017, na Praça Vespasiano Ramos, o espaço é palco para a manifestação da economia criativa da cidade. Todos os domingos, a partir das 8h, a Feirinha é porta aberta para a música, o café da manhã, os produtos da agricultura familiar, o artesanato e outras possibilidades.

A mais nova estrela da Feirinha da Gente é a pequena Mirela Sousa Costa, de 8 anos, a empreendedora mirim que aposta em bijuterias. Ela começou a se interessar pela produção de bijuterias há dois anos, quando viu as amiguinhas venderem. De lá para cá, muita coisa aconteceu até que ela chegasse à Feirinha.

“Eu gostei muito de ver minha amiga vendendo pulseira. Depois eu queria vender pulseira também, aí eu comecei a vender para as minhas colegas, para os meus familiares, e vim aqui pra Feirinha”, diz a empreendedora mirim.

A garota afirma que pesquisa muita coisa pela internet, mas muitas ideias são originais. “Minha mãe me ajuda a fazer os modelos, às vezes eu pesquiso na internet, mas às vezes sai da minha cabeça mesmo. Eu gosto de cores mais alegres”, diz.

A maioria das peças são pulseiras, mas tem também laços e colares. A cada domingo, ela percebe que a clientela se interessa cada vez mais pelos seus produtos. “Sai bastante, dá pra vender bem. O dinheiro que eu ganho eu compro lanches, brinquedos, eu economizo pra comprar de novo e fazer as peças”.

Para a mãe da pequena Mirela, a professora Naiara Sousa, a atitude da filha merece todo incentivo. “Às vezes, no período da escola, não dá pra vir todos os domingos, mas já é um incentivo pra ela. Eu sempre trago, incentivo, às vezes a gente vai pro Complexo Balaiada, pra Feira de Cohab, para incentivar e despertar nela esse conhecimento. É uma coisa que ela gosta, já está ganhando o dinheirinho dela, com o qual ela compra os brinquedos, lanches, enfim, só tem coisas boas”, diz a mãe.