A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em parceria com a Prefeitura de Caxias e Secretaria Municipal de Saúde, entregou nessa segunda-feira (9) cadeiras de rodas para assistidos pela instituição sediada em Caxias, mas que atende 56 municípios do estado.

Na oportunidade, foram entregues cerca de 60 cadeiras de rodas adaptadas, cadeiras de banho e prótese infantil. Nesta etapa, assistidos de 11 municípios foram contemplados. A Apae faz mensalmente cerca de mil atendimentos para pacientes intelectuais, físicos e auditivos.

“Eu não tenho condições de comprar uma cadeira dessa, quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil e ao vereador Gerônimo por terem proporcionado isso ao meu filho”, disse Jucimar Oliveira, pai do Thiago Oliveira, atendido pela Apae Caxias.

O diretor administrativo da Apae, Uareny Cavalcante, falou da importância da parceria do município para atender as famílias que precisam de apoio para cuidar de pessoas com deficiência.

“Esse evento concretiza um trabalho que já desenvolvemos desde 2007 e a parceria com o município é muito importante. Aqui o paciente sai com sua cadeira de roda, sua cadeira de banho, ou seja, com seu meio de locomoção”, informa.

“É um programa que começamos com a saúde auditiva e, quando a Apae se tornou C3, passamos a oferecer todos os serviços de órteses e próteses. Nós atendemos muitos municípios, entre eles de outras regiões, a exemplo de Vitorino Freire, recentemente, sendo a Apae de Caxias referência para o estado”, frisou o vereador Jerônimo Cavalcante.

A parceria entre a Apae e a prefeitura se consolida cada vez mais. Este processo é demonstrado nas ações conjuntas que asseguram a qualidade de vida e a acessibilidade dos alunos.

“A Apae é um prestador de serviços. Ela tem os programas federais e, como nossa gestão é plena, os recursos são repassados pela Secretaria de Saúde. Com essa parceria, fazemos auditoria dos processos, regulação do atendimento, e essa organização faz com que as coisas aconteçam adequadamente, comprovando do uso dos recursos através da entrega dessas cadeiras”, frisou a secretaria de Saúde, Drª Socorro Melo.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a garantia da acessibilidade, inclusão e qualidade de vida da pessoa com deficiência. “Você percebe que não é só a cidade de Caxias. Essa parceria permite atender dezenas de municípios, dando uma alegria a essas crianças que precisam desse aparato que são cadeiras adaptadas. Tenho certeza que a gente faz o bem e o melhor, com muito amor e respeito, um tratamento humanizado para essas pessoas”.

O objetivo da parceria entre a Apae e a prefeitura é desenvolver ações que assegurem a qualidade de vida e a acessibilidade dos alunos. Atendimentos clínicos, avaliação diagnóstica, audiometria, potenciais evocados auditivos de tronco cerebral e indicação de cadeiras de rodas, órteses e próteses são alguns dos serviços oferecidos.