O Parque Balneário Veneza ainda chegou a receber algumas pessoas na tarde desta quinta-feira (19), mas não demorou muito para que o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino, chegasse ao local para informar que o parque seria fechado até 31 de março, respeitando o Decreto Municipal que determina que o município tome iniciativas para impedir que as pessoas possam estar aglomeradas visando garantir a saúde dos caxienses.

A permissionária Maria dos Reis afirma que a situação vivida pelo país é séria e já está impactando nos ganhos. “Esta situação pegou a gente de surpresa porque a gente precisa trabalhar, precisa pagar boleto, tem pessoas doentes em casa que usam remédio e precisa comprar, temos despesas de casa. Para chegar uma questão financeira demora muito. Esta recomendação é necessária para todos, não é só pra mim”, afirma.

Enquanto muitos caxienses estão atentos ao assunto, outras pessoas ainda não despertaram para a gravidade da covid-19 e da disseminação da doença, a exemplo da banhista Rosana Dias, que afirma não ter conseguido mudar o hábito em casa.

“Eu estou levando minha vida normal, continuo abraçando, beijando, saindo de casa. Ainda não tô seguindo essas determinações. Só estou lavando as mãos com água e sabão, mas não me alarmei como vejo muita gente fazendo”, frisa.

O secretário explica que todas as medidas estão sendo tomadas para salvaguardar a vida dos caxienses, pois o Balneário Veneza recebe várias caravanas, ônibus de outras cidades do Maranhão e pessoas de outros estados.

“Nós estamos conversando com cada um deles. Já temos informações que em Fortaleza tem casos registrados, Teresina tem casos registrados, os nossos permissionários estão compreendendo e estão solícitos”, frisa o secretário.

Embora haja o fechamento do parque, os permissionários podem sim continuar a vender, mas de outras formas, como oferecendo delivery, onde o cliente faz o pedido e o permissionário realiza a entrega na casa da pessoa, ou utilizando as redes sociais para continuar vendendo. O governo federal deve destinar recursos para custear despesas dos permissionários. Além do Balneário Veneza, o secretário afirma que outros espaços na área do esporte e do turismo também serão fechados ao público.

“Existem alternativas, eles podem fazer um delivery para fazer entrega na casa do cliente. Só vão entrar e sair da Veneza outros permissionários, nós estamos seguindo o decreto do governo do estado, que é de fechamento dos bares e restaurantes do estado do Maranhão. A preocupação é séria, já fechamos o Memorial da Balaiada, fechamos o Mirante da Balaiada, Escola de Música, Biblioteca Municipal, Escola de Música, Escola de Dança, campos de futebol e ginásios de esportes, enfim, todos os pontos turísticos ligados à Secretaria Municipal de Cultura”, explica Arthur Quirino.