A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alterou o protocolo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Complexo Hospitalar Gentil Filho e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste período de pandemia da covid-19.

A UPA recebe os casos suspeitos do novo coronavírus e está apta a ser a referência caso seja identificado o primeiro caso em Caxias. A decisão segue as diretrizes do Ministério da Saúde para enfrentamento da doença.

A outra mudança é que os profissionais do SAMU agora também prestam auxílio sobre a covid-19 pelo telefone 192, repassando  informações para quem está com dúvidas sobre os sintomas gripais. Segundo a médica do SAMU, Luara Feitosa, houve um aumento no número de ligações depois da pandemia. “Muitas pessoas ligam perguntando sobre os sintomas, que medicação pode usar e para onde se dirigir em Caxias. É um serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias”.

Neste período, os casos de urgências e emergências devem ser dirigidos ao Complexo Hospitalar. “Desde os primeiros casos suspeitos de covid-19, a Prefeitura de Caxias, a Secretaria de Saúde e a direção das unidades mudaram o fluxograma de atendimento. O Complexo Hospitalar está com as urgências traumáticas, clínicas e os pacientes psiquiátricos”, esclarece a médica.

A Coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde também alterou o protocolo de atendimento nas UBSs do município. As unidades estão atendendo somente pequenas urgências e mulheres gestantes, além de realizar curativos, teste do pezinho e atendimentos de pacientes com sintomas de febre, tosse e dor de cabeça que perduram por mais de três dias.

As UBSs da Cohab, da Volta Redonda e do Campo de Belém continuam funcionando até às 22h, de segunda a sexta-feira. O atendimento odontológico é feito nas três unidades e também no Centro de Especialidades Odontológicas, que atende urgências 24 horas por dia.

Palavras chaves: