Ao todo, são 2 mil pares de luvas, 600 máscaras, 10 garrafas de álcool em gel e 10 aventais. Estes foram os produtos e equipamentos de proteção individuais (EPIs) doados pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O cenário de entrega foi o Complexo Turístico da Balaiada. O local foi escolhido para evitar aglomeração e manter o distanciamento entre as pessoas.

Segundo o diretor do IFMA Caxias, João da Paixão, é trabalho da instituição auxiliar nesse momento de pandemia. “A equipe de enfrentamento ao coronavírus tem que estar protegida com EPIs. Um dos objetivos do IFMA é o trabalho social pra comunidade. Também fabricamos desinfetantes e detergentes para as comunidades carentes próximas ao instituto”.

A coordenadora da UPA, Juliane Daniele, agradeceu pelas doações. “O IFMA tem sido um grande parceiro nessa situação desde o início. Dentre as doações, há inclusive alguns equipamentos que podem ser reutilizados, como as viseiras e óculos de proteção, que passam por esterilização”.

Daniel Neto, diretor da unidade, destacou a parceria entre com o instituto. “Têm sido importantes essas doações, uma vez que estamos passando por dificuldades em relação à compra de materiais, que é um problema a nível nacional. Estamos preocupados em garantir a segurança da equipe para conduzir os casos que venham a aparecer”.

O diretor do instituto acredita que a instituição de ensino pode produzir ainda mais caso consiga doação da matéria prima. Para isto, a colaboração de empresários é sempre bem-vinda. “Se puderem doar matéria-prima ao IFMA, poderíamos confeccionar mais detergente, desinfetante, água sanitária e álcool em gel. A população ganharia pra controlar esse vírus”, afirmou.

O diretor da UPA destacou a importância do painel viral dentro da unidade, o qual “já dá um diagnóstico preciso de H1N1 e da influenza A e B. Tem sido um parâmetro para posteriormente solicitar o exame específico para covid-19. A equipe trabalha os casos mais graves com sintomas mais persistentes, como febre, cansaço e tosse persistente”.

Atualmente a UPA já é o Centro de Referência para enfrentamento à covid-19 depois de identificados os dois primeiros casos da doença. “Disponibilizamos os consultórios com dois clínicos e o médico da sala vermelha para aqueles que precisam de cuidados intensivos, os que precisam de respiradores. A UPA está recebendo os casos suspeitos e de lá são direcionados os que vão fazer tratamento domiciliar e os que precisam de intervenção imediata”, disse Daniel Neto.

Palavras chaves: