Na manhã dessa terça-feira (29), a gestão e setores da coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect) realizaram mais um encontro para debater formas de conseguir amenizar as consequências dos efeitos da covid-19 nas atividades educacionais.

Os encontros são realizados às segundas e quartas-feiras e visam pensar e executar ações de prevenção à covid-19, como, por exemplo, entrega de alimentos; realização de aulas virtuais para alunos da rede municipal de educação e em parceria com instituições privadas; e arrecadação de alimentos para distribuição para famílias carentes da cidade.

“Esses encontros virtuais ou presenciais são de suma importância, pois a Secretaria de Educação nunca parou de funcionar. O que houve foi uma pausa ao atendimento ao público, mas o setor continua ativo com demandas internas e de interesse de todos os educadores, tentando ao máximo não causar prejuízo ao setor educacional através de medidas discutidas com as coordenações e resguardadas em lei”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

As reuniões são realizadas de forma virtual, mas, quando necessário, há convocação extraordinária para encontro presencial. Nos encontros, além de serem debatidas formas de amenizar o prejuízo educacional que os alunos possam ter, há também a orientação aos profissionais da Semect sobre a importância de manterem o distanciamento social, uso adequado de máscaras e luvas e disponibilização de profissionais do setor educacional para atendimento telefônico, como forma de apoio aos profissionais da educação, tais como psicólogo, assistente social e psicanalista, com o intuito de assistir àqueles que precisam.

Dentre as ações de assistência ao aluno, a Semect tem feito a entrega de alimentos aos alunos da rede municipal de ensino. Além disso, está sendo feito o planejamento de aulas virtuais através do sistema PEGE.

Palavras chaves: