A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Políticas para as Mulheres (SMPPM), realizou a distribuição de máscaras nos povoados Brejinho, Caxirimbu, no 1º Distrito, e povoado Chapada, no 3º Distrito.

No povoado Brejinho, a ação teve início na UIM Pedro Neiva de Santana. Em seguida, a entrega foi feita no povoado Caxirimbu, na UIM Flora Alves de Andrade. Logo depois, o povoado Chapada também teve acesso às máscaras na escola da comunidade. As secretárias da Semect, Ana Célia Damasceno; da SMADS, Kiara Braga; e a secretária adjunta da Mulher, Elisa Torres, acompanharam de perto os trabalhos de distribuição junto aos pais de alunos. Houve ainda a distribuição de máscaras para a população em geral e moradores de várias comunidades vizinhas. Em algumas comunidades, as máscaras serão levadas pelos agentes comunitários de saúde.

“É uma iniciativa muito boa, porque sabemos que tem procedência e o melhor é perceber que a prefeitura está preocupada com as pessoas dos povoados”, disse Edilson Gomes, morador do povoado Brejinho.

“Muito legal essa iniciativa conjunta e o melhor é saber que essas entregas de máscaras nas escolas facilitam muito para os moradores que têm filhos nas escolas. Excelente essa ideia. A gente, por causa dessa situação que estamos vivendo, ficamos um pouco dispersos, mas felizmente em Caxias isso tem sido diferente, estamos sendo vistos pelo poder público”, destacou Adriane Alves, mãe de aluno.

Para a secretária Elisa Torres, que participou das entregas das máscaras na zona rural, a parceria entre as secretarias é muito importante. “Essa é uma parceria, onde o projeto ‘Costurando para a Vida’, que envolve nesse momento três secretarias, vem respaldar a preocupação da prefeitura para com a comunidade da zona rural e dos alunos de todas as escolas desses povoados e também dos moradores dessas regiões”, afirma.

“Nós estamos agradecidos com essas ações e com a distribuições das máscaras. A prevenção é nossa melhor arma por ele ser letal. Só temos a agradecer à prefeitura por enviar estas máscaras para a comunidade”, falou a diretora adjunta Ligia Raquel, da UIM Pedro Neiva de Santana.

“Estamos nessa empreitada, tanto na zona rural, quanto na zona urbana, com o intuito de conscientizar e distribuir máscaras para a população dos povoados e bairros, e contamos com a importante colaboração e parceria da secretária de Educação, Profa. Ana Célia, e também da secretária da Mulher. Nós estamos fortalecendo nosso time de combate a essa pandemia, que é realmente perigosa”, frisa Kiara Braga, secretária da SMADS.

“Essa luta de combate ao coronavírus é muito importante e precisamos unir forças. A Semect envolveu vários profissionais da educação e colocou as escolas como pontos de apoio para a entrega de mais de 50 mil máscaras para pais de alunos, professores e profissionais da educação, como forma de combater essa pandemia, o que tem sido prioridade da gestão municipal”, afirma Ana Célia Damasceno.

Palavras chaves: