A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, instalou na manhã desta terça-feira (12) mais um lavatório de mãos portátil, dessa vez em frente ao Mercado Central. A intervenção foi realizada por meio de um apoio técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que trabalhou também na concepção da tecnologia que está ajudando os caxienses a se protegerem contra a covid-19.

“O Mercado Central recebe uma média de 1000 pessoas por dia e mais de 30 mil por mês, que irão usar este lavatório, e é uma medida de prevenção contra o novo coronavírus. Então, vai ser de grande importância”, disse Ray Costa, diretor do Mercado Central.

O lavatório conta com um pedal que ao ser acionado libera a água da pia; tem reservatórios para sabão líquido e papel toalha. O lavatório é mais uma medida de prevenção contra o novo coronavírus e permite que os cidadãos caxienses possam higienizar as mãos enquanto desenvolvem suas atividades diárias onde existem os serviços essenciais em funcionamento.

“É interessante demais essa iniciativa, porque a população humilde muitas vezes não tem condição de comprar o álcool em gel. Então, a prefeitura está fazendo, ajudando a população que mais precisa de ajuda. A água e o sabão são mais eficazes e não causam alergia”, frisa Anunciação Pereira, caxiense.

A gestão municipal informou ainda que ampliou a projeção de instalação dos equipamentos de 20 para 50 pontos em diversos locais da cidade visando atingir o maior número de pessoas.

“A Prefeitura de Caxias teve essa iniciativa de colocar em locais de grande circulação de pessoas 50 lavatórios com acionamento por pedal, que é mais higiênico, então, com isso, a população vai poder lavar as mãos com mais frequência, e são em locais essenciais. Estamos aqui no Mercado Central, que também é um local que não pode parar, assim como também temos outras equipes trabalhando na UPA, Hospital Infantil e Complexo Hospitalar, dentre outros”, afirma Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

LOCAIS/LAVATÓRIOS

Dentre os primeiros locais que estão recebendo lavatórios nesta primeira etapa, são destaques: Caixa Econômica; Senadinho; Praça Gonçalves Dias; Hospital Infantil; UPA; Complexo Hospitalar Gentil Filho; Maternidade Carmosina Coutinho; Praça da Matriz; Terminal Rodoviário Nachor Carvalho; Prefeitura Municipal; Lotérica atrás da Prefeitura; CEAMI; Secretaria Municipal de Saúde; Calçadão da Rua Afonso Cunha; Avenida Nereu Bitencourt; Cidade Judiciária; Mercado Central; Rodoviária José Dias de Moura (Rodoviarinha); Três Corações; Praça de Alimentação da Trezidela; Lotérica da Praça Dom Luís Marelim; Loteria do Campo de Belém; Unidade Básica de Saúde do povoado Brejinho 1 e Brejinho 2; Nazaré do Bruno; Alexandre Senador Costa; Avenida da Rodoviária e Rotatória do Mutirão.