A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou em 45 dias a instalação de 451 luminárias LED em diversos logradouros da cidade, incluindo a zona rural. Há uma forte mobilização para estender a ação para toda a cidade, por isso, o esforço inicial está no bairro Seriema, onde serão substituídas aproximadamente 350 luminárias.

“A eficientização vai gerar uma economia de 40% no consumo de energia. Além da economia, também podemos agregar segurança, qualidade de vida, conforto visual para pedestres e motoristas e redução no impacto ambiental”, declara Danilo Nunes, gerente da Citelum Caxias.

Até agosto, a previsão é atingir um número próximo de 1.500 pontos de iluminação pública instalados com tecnologia LED e terminar 2020 com 20% do parque eficientizado. A tecnologia LED não é algo recente para a prefeitura de Caxias. Em anos anteriores, já foram instaladas mais de 370 luminárias em avenidas e praças da cidade. Até o final de 2019, a Secretaria de Infraestrutura já contabilizava mais 1.400 luminárias convencionais instaladas na zona urbana e rural.

A prefeitura também realiza a manutenção dos pontos existentes. De 2017 até a semana passada, foram atendidos 23.987 chamados de consumidores, uma média de 600 atendimentos mensais para os mais diversos tipos de reclamação. Foram realizadas 15.285 intervenções em lâmpada, 3.556 intervenções em reator e 8.293 intervenções em relé. Também são feitas intervenções em cabo e conector, entre outros.

“Mesmo com as restrições, o serviço de iluminação, bem como o Tapa Buracos, são trabalhos que estamos conseguindo manter. São demandas emergenciais que devem ser atendidas a contento para o bem estar da população”, afirma o secretário de Infraestrutura, Murilo Novais.

A prefeitura disponibiliza um canal de atendimento 24 horas que é o 08007277173, exclusivo para registros de iluminação pública.