Na noite dessa segunda-feira (18), a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Transportes, realizou a interdição dos principais acessos ao Centro Comercial de Caxias. A proibição da circulação de veículos e o fechamento de atividades não essenciais são ações que visam diminuir as aglomerações e incentivar as pessoas a praticarem o isolamento social.

“A Prefeitura de Caxias está tomando esta atitude por conta do crescimento da pandemia. O que a gestão está querendo é enfrentar de todas as formas esse vírus que está trazendo tantos transtornos à nossa população. A colaboração da população é fundamental, é por isso que a gente pede para as pessoas ficarem em casa. Nesta segunda-feira, nós percorremos o comércio pedindo que não abrissem, graças a Deus todos nos receberam muito bem. Se a gente tiver o apoio da população, logo, logo estaremos de volta à normalidade”, explica Alberto Simão, secretário municipal de Transportes.

Segundo o Decreto nº 156, diante das informações epidemiológicas da Secretaria Municipal da Saúde e do conhecimento da baixa adesão às determinações de distanciamento social, ficam estabelecidas medidas especiais visando reduzir o fluxo de pessoas e veículos no espaço a ser denominado de Centro Comercial.

Fica proibida ainda a aglomeração de mototaxistas estacionados em vias, logradouros e pontos de mototaxistas, devendo os mesmos guardarem distância mínima de 2 metros entre as motos e os transeuntes, sob pena de responderem a procedimento administrativo e passíveis de perda da respectiva licença.

No perímetro do Centro Comercial será permitido o funcionamento apenas de bancos, lotéricas, farmácias, cartórios e serviços essenciais e será fechado para trânsito de veículos, com exceção de veículos de transporte de valores, abastecimento de farmácias, ambulâncias, motolância, carro funerário, Bombeiros e Polícia Militar, a partir de 18 de maio de 2020 e com termo final a ser estabelecido em decreto posterior. Será vedado o ingresso e fluxo de vendedores ambulantes no perímetro do Centro Comercial.

No Decreto n° 156 fica estabelecido o toque de recolher do dia 18 a 31 de maio de 2020, das 23h às 5h59 do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do município de Caxias, ficando terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência. O acesso de veículos motorizados será permitido exclusivamente por moradores das ruas onde se dará o isolamento, mediante apresentação de um comprovante de residência.

Confira as ruas do perímetro do Centro Comercial que terão pontos de fechamento e controle pelos agentes públicos municipais:

1. Rua Riachuelo com a 1° de Agosto (Livraria Graúna)
  2. Rua Dr. Berredo (Casa dos Estudantes)
  3. Rua São Benedito (Escola Infantil São Luís)
  4. Rua Senador Costa Rodrigues com Praça do Rosário
  5. Rua Desembargador Morato com Praça da Matriz

A ação conjunta acontece em parceria com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, composto por diversos órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Comando do Tiro de Guerra, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Câmara Municipal de Caxias.

Palavras chaves: