Seu Raimundo Anes, de 67 anos, reside na Rua 7, no bairro Tamarineiro. Ele não economiza em suas palavras ao falar sobre o atendimento que recebeu dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias, que com dedicação o ajudaram a vencer a covid-19.

“Lá não é uma UPA, é um céu. Eu fui bem tratado. Os anjos médicos e médicas me atenderam muito bem. Eu não tenho o que dizer. Aquelas meninas são uns anjos e os médicos são uns anjos. O que eu quero é que passe essa coisa ruim e eles não sintam nada”, afirma Raimundo Anes.

Foram semanas de sofrimento e aflição, mas a recompensa veio logo em seguida. Obediente ao tratamento, Raimundo, uma vez diagnosticado, seguiu todas as recomendações médicas.

“Outra coisa, o remédio é na hora, e eu só tenho a agradecer ao pessoal de lá. Podem falar o que quiserem. Agradeço muito, podem falar o que quiserem falar da UPA, mas eu só tenho a agradecer”, diz.

Gorete Gomes, companheira de seu Raimundo, também agradece ao trabalho que foi feito para que seu esposo estivesse de volta em casa com saúde. A alegria da família está também no fato de Raimundo ter contrariado todas as previsões, que apontam ser os idosos os mais vulneráveis diante da doença.

“Na idade que ele tem vencer uma doença dessa. A gente tem que agradecer a Deus. A doença deixa a pessoa fraca, mas nós estamos cuidando dele. Eu agradeço muito e desejo a todos que estejam na saúde trabalhando que Deus cubra eles com o vosso manto, e Nossa Senhora proteja a eles”, afirma Gorete Gomes, dona de casa.

Gorete afirma que o distanciamento durante o tratamento de Raimundo foi o mais difícil. Ela lembra que a equipe médica é como uma segunda família. “Eu sofri muito sem ver o meu esposo lá dentro da UPA e não poder entrar, mas eu só tenho a agradecer a todos. Nós temos mais de 50 anos de casamento e é uma vida, eu nem penso em perder meu velho tão cedo”, afirma.

A recuperação de Raimundo foi comemorada não apenas por ele, mas pelos profissionais de saúde que o acompanharam. Gorete deixa um recado aos caxienses sobre os cuidados que devem ter diante da covid-19.

“Eu peço, principalmente aos jovens, que eles fiquem mais dentro de casa. Quem não está trabalhando fique dentro de casa para não prejudicar a vida dos outros”, pede.

“Não é brincadeira, não é brincadeira. Graças a Deus eu estou em casa”, afirma Raimundo.

Palavras chaves: