A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue um fluxograma com visitas diárias aos caxienses que são suspeitos e os confirmados com covid-19. Nesta quarta-feira (27), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cangalheiro, composta por médica, enfermeira e agente comunitário de saúde, saiu para mais uma visita. Tem sido assim desde os primeiros casos identificados de covid-19 e o trabalho acontece em todas as UBSs.

Na residência humilde de dona Antonilda Cosme, o filho de 18 anos apresentou sintomas da doença e está em isolamento domiciliar, em quarentena, ele é um caso suspeito. Ela destaca a importância do trabalho de acompanhamento.

“Eles atendem muito bem. Hoje eu não estava nem esperando e eles já chegaram. Graças a Deus meu filho está melhorando. Ele estava com febre, dor de cabeça e dor no corpo, e eu fiquei com medo. Ele já está com mais de 8 dias, mas está melhorando. Ele vem tomando uma medicação e está na quarentena. A gente tenta ficar distante porque a casa é pequena”, afirma Antonilda Cosme, moradora do Cangalheiro.

“A gente está fazendo um monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, porque assim a gente consegue desafogar as UBSs e diminui os riscos de contaminação. É importante que as pessoas sigam o isolamento, porque assim a pessoa não coloca em risco, nem as pessoas de sua família, nem o resto da população”, destaca Larissa Serejo, médica.

Os profissionais também foram à residência de seu Valdemir Pereira, no mesmo bairro. O filho dele também é caso suspeito de covid-19 e está em isolamento. Ele fala sobre o acompanhamento e torce para que se encontre uma solução para a pandemia o mais breve possível.

“Que a gente tome cuidado. Tem muita gente que não está acreditando e não está fazendo sua parte. E até prejudica quem tá dentro de casa. Para mim foi uma coisa estranha, essa doença é estranha e espero que as pessoas encontrem uma solução. Essa visita é muito importante porque traz orientações que a gente não sabe”, destaca Valdemir Pereira,  morador do Cangalheiro.

“A gente já vem fazendo estas visitas há algum tempo. A gente vem fazendo o monitoramento tanto via telefone, quanto presencialmente. Estamos monitorando para saber se a pessoa apresenta algum sintoma, conversa com o paciente sobre o isolamento e, se for necessário, fazendo o teste deste paciente também”, explica Júlia Costa, enfermeira da UBS do Cangalheiro.

A enfermeira afirma que a equipe acompanha todos os casos suspeitos ou confirmados na área de atuação da unidade. Embora em alguns casos haja resistência da família em prestar as informações, a equipe faz o esforço de cumprir o trabalho, que é uma missão preventiva.

“A gente vai à casa das pessoas, avalia a família. Alguns pacientes não aceitam que a gente adentre ou negam informações de que a gente está indo lá. Mas tudo é registrado no livro de visitas e na ficha do paciente. A gente quer pedir encarecidamente à população que fique em casa, porque neste momento a única coisa que podemos fazer é ficar dentro de casa para se proteger, para proteger a família e os outros também”, solicita Júlia Costa.

Palavras chaves: