A montagem da cabine foi finalizada na manhã deste sábado (30). A terceira de 10 cabines que serão instaladas na cidade já entrou em funcionamento, em frente ao Centro Médico, hospital de campanha alugado pela Prefeitura de Caxias. A cabine tem sensor de presença. A pessoa entra no meio, gira em 360 graus e sai desinfectada.

“O SAAE está trazendo a mão de obra qualificada trazendo a terceira cabine do município. Já tem uma no Centro, outra no Nazaré do Bruno e esta é a terceira. A solução que estamos fazendo é uma solução indicada pela Vigilância Sanitária, que ela cita entre eles, o hipoclorito de sódio. Nós estamos utilizando numa concentração indicada pela vigilância”, afirma Edson Mauro, coordenador de Produção e Qualidade do SAAE.

Também foi instalado um lavatório portátil em frente à unidade de saúde, de um total de 50 que serão disponibilizados em Caxias, para que a população possa higienizar as mãos com água e sabão ao acionar um pedal ao lado do dispositivo, que permite a liberação da água na pia. A prevenção é levada pela gestão municipal, mas é executada por pessoas comuns, que fazem toda a diferença na vida de outras pessoas, a exemplo de Geraldo Vieira, funcionário do SAAE.

“É muito gratificante. Eu fico muito feliz em poder contribuir. Nesse momento tem muita gente no leito do hospital sofrendo e precisando da gente. É muito gratificante por Deus estar aqui fazendo este trabalho de desinfecção que pode salvar vidas”, reforça o funcionário.

“A prefeitura está de parabéns em fazer um trabalho em equipe para combater o coronavírus. Além do lavatório, estamos instalando uma cabine de desinfecção. E o SAAE deu seu apoio técnico por meio do seu químico industrial, que prepara a solução de desinfecção, e a equipe técnica que está fazendo as ligações de água”, lembra Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

O compromisso da Prefeitura de Caxias, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, é prevenir os caxienses para que possam vencer a covid-19.

“O que vale a gente ressaltar é que em Caxias, diante desta doença, nós temos a sorte de termos uma administração que tem feito com que a gente faça mais por nosso povo. O que estamos fazendo aqui é isto, entregando mais lavatórios, entregando mais uma cabine de desinfecção aqui na porta do Centro Médico, que é um hospital particular que foi alugado para que os pacientes vítimas da covid-19 sejam cuidados”, frisa Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

“É mais uma forma que se encontrou para fazer com que quem venha necessitar dos serviços do Centro Médico passe por esta desinfecção, que é uma proteção para você mesmo que está precisando do serviço como os nossos funcionários”, destaca Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Palavras chaves: