A Prefeitura de Caxias, além de antecipar o salário do funcionalismo público, como já faz desde o início do governo, dará neste mês de junho uma gratificação nos salários dos funcionários que trabalham diretamente com as pessoas contaminadas pela covid-19, ou seja, profissionais que estão nas unidades hospitalares, na linha de frente de combate ao novo coronavírus. O anúncio foi feito pela gestão municipal, reconhecendo o esforço dos profissionais que estão salvando vidas.

Para a população, a ação da prefeitura vem em um momento importante, em que os profissionais de saúde são bastante exigidos. “Eles estão dando o resguardo da gente. Esse adicional é merecido, porque os profissionais de saúde são heróis, porque sem eles a gente não saberia como lidar com esta doença”, afirma Erinalda Araújo, caxiense.

“É uma iniciativa brilhante, porque esses guerreiros merecem. A iniciativa da prefeitura é digna de aplauso. O profissional de saúde desempenha um papel fundamental neste momento de crise sanitária que tanto o país e o mundo estão enfrentando. Eu não me vejo sem este profissional hoje. Então, é muito importante”, frisa Gi Rolim, desportista.

Para o enfermeiro Leônidas Moura, a valorização é uma forma de reconhecimento. “Fundamental. Acho que o ano de 2020 será lembrado pelo trabalho dos profissionais de saúde. Para a gente é gratificante ter esse adicional, porque sabemos a exposição de risco que temos. E vindo de forma espontânea para nós, vindo da prefeitura, ter atendido esta demanda é muito gratificante. Não apenas pela questão financeira, mas pelo valor da classe diante da pandemia”, ressalta.

OUTRAS AÇÕES

Vale ressaltar que além desta atitude que a Prefeitura Municipal está tomando, serviços importantíssimos estão sendo executados para cuidar dos caxienses. Ou seja, a prefeitura tem dado a demonstração de cuidado com a população diariamente, com as ações preventivas e curativas.

Enquanto de um lado existem os profissionais que estão fazendo o acompanhamento de casa em casa dos pacientes que se recuperaram e que estão realizando o final do tratamento em domicílio com o acompanhamento da rede municipal de saúde, outros trabalhadores desenvolvem suas atividades em ações como barreiras sanitárias, testagem da população e higienização nos bairros, nos hospitais e nos espaços públicos.

O Tele Corona é uma outra ação preventiva que conta com profissionais de saúde dedicados no Centro Médico, hospital de campanha alugado pela prefeitura. O serviço atende não apenas pacientes de Caxias, mas também da região, prestando orientações por meio de videochamada. Enfim, são centenas de profissionais que dedicam suas vidas para salvar outras vidas. A Prefeitura de Caxias vai reconhecer aqueles que estão na linha de frente com um adicional no salário de junho, principalmente os que estão se expondo em prol do funcionamento da saúde pública.

Palavras chaves: