Motoristas e motociclistas que passaram pela MA-034, sentido povoado Baú, nesta quinta-feira (04), tiveram os veículos desinfectados, receberam máscaras de proteção individual e orientações sobre medidas de prevenção contra a covid-19. A ação aconteceu também na MA-127, que liga Caxias a São João do Sóter, e na MA-349, que liga Caxias a Aldeias Altas. As abordagens foram feitas das 7h às 17h.

“Estamos dando orientações com relação ao uso da máscara, à desinfecção dos transportes e com relação à higienização em casa também”, explica Glijaine Gerlene, agente de endemias da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

“Nós também estamos orientando sobre a higienização das mãos, se possível levar álcool em gel na bolsa, e quando tiver em casa fazer a higienização com água e sabão, além de manter o distanciamento social”, afirma Raydelane Pinto, integrante do Núcleo de Educação em Saúde da UVZ.

“Essa parceria importante porque esta doença pegou todo mundo de surpresa. Então, a gente foi selecionado dentro da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres no intuito de auxiliar as outras secretarias”, afirma Nando Santos, representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

“Somente na primeira etapa das barreiras sanitárias, realizada no período de 19 a 23 de maio, foram desinfectados 6.226 veículos, entre motos, carros, caminhões, ônibus e vans, ou seja, atuamos na orientação e prevenção de cerca de 25 mil pessoas ocupantes desses veículos”, ressalta Maryanne Morais, chefe do Núcleo de Educação em Saúde.

A segunda etapa do trabalho nas barreiras sanitárias teve início na segunda-feira (01) e segue até esta sexta-feira (05). Realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da UVZ, a ação também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal; Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Polícia Militar.

Durante esta segunda etapa do trabalho, a média de desinfecção de veículos é de 2 mil, somando os três pontos onde as barreiras estão instaladas.

“Hoje nós estivemos no quarto dia de barreiras sanitárias. O nosso trabalho foi intensificado nos últimos dias, e o nosso objetivo é fazer com que todos os veículos que estejam circulando de outros municípios para entrar em Caxias, eles terão que ser intensificados. Eles são pulverizados para que a possibilidade de vírus que esteja na superfície externa do veículo seja eliminada com o produto que estamos usando aqui. Nosso trabalho tem se desenvolvido muito e tivemos uma boa receptividade por parte da sociedade”, afirma Natanael Reis, coordenador da UVZ.

A partir de segunda (08), as desinfecções vão ser intensificadas nas residências dos caxienses, em outro trabalho de extrema relevância, com a desinfecção no interior dos domicílios de pessoas que foram confirmadas com a covid-19.

Palavras chaves: