Ele também venceu a covid-19. No bairro Nova Caxias, em casa, conversamos com Reginaldo Antônio Ferreira, o radialista Naldo Ferreira, de 47 anos, que também é funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias. Ele testou positivo em 23 de maio. Foi afastado, iniciou um rigoroso tratamento e agora já está de volta, afinal o último teste realizado deu negativo.

“Eu estava suando muito e com fadiga. Eu liguei para a minha namorada, que é enfermeira, e ela disse ‘meu filho, vai pra UPA’. Eu já fui pra UPA, cheguei lá, graças a Deus, Dra. Estéfany, maravilha de pessoa. Fez o teste, deu positivo, fiz o raio X. Hoje a gente tem que agradecer à UPA, porque ela tem o material necessário para você”, explica.

Naldo Ferreira se enquadra nos chamados assintomáticos, ou seja, ele estava com o vírus, mas os sintomas não se manifestaram. Na prática, ele não teve problemas de saúde como os demais pacientes, que geralmente apresentam falta de ar, falta do paladar, tosse, dentre outros sintomas. Mas, mesmo assim, precisou vencer o vírus distante dos familiares. Naldo também não precisou ficar internado na UPA, mas precisou dos serviços da unidade e recebeu recomendações para seguir um tratamento em casa.

“Graças a Deus, eu falei com a doutora Estéfany, ela disse ‘você é um assintomático, Reginaldo. Você não tá com falta de ar, boca seca, falta de paladar, olfato’. Pelo contrário, eu já estava comendo era muito, mas não deu nada. Não deu sintomas nenhum, nem febre nem gripe. O único problema foi a boca seca, porque são muitos medicamentos, é por isso que dizem, tomar bastante líquido é importante”, explica Naldo.

Ao longo do tratamento em casa, ele recebeu a visita dos profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Caxias, que, para Naldo, foi o grande diferencial do acompanhamento.

“Você não se sente isolado. Hoje é bom porque você tem a mídia social, você tem um celular que tem uma câmera e você conversa com seus familiares, conversava com meus filhos, mas, caramba, só tu ver que tem uma equipe médica que tá te ajudando, que tá ligando pra você. Olha, qualquer coisa eu estou aqui, qualquer hora, é tão tanto que já está marcada uma consulta na UBS Nova Caxias. Eu agradeço demais à equipe da UBS da Nova Caxias”, frisa.

Naldo Ferreira fala da alegria de vencer a doença. Ele afirma que está orgulhoso de si por ter sido obediente e cumprido o tratamento.

“Eu me sinto orgulhoso, porque eu atendi o que me passaram. Respeitei o que me passam, uma quarentena de 21 dias, 7 dias da suspeita, mais 14 dias do positivo, mas eu agradeço a Deus”, diz.

Para ele, quanto maior a prevenção, melhor. Naldo recomenda que ficar em casa e manter o distanciamento social é algo que todos deveriam adotar, pois o importante mesmo é ficar distante da covid-19.

“Eu passei por isso, e vou lhe ser bem claro, não quero pra nenhum amigo meu. Vamos fazer a nossa parte, fique em casa, use máscara se for sair e álcool em gel. E vamos respeitar o próximo, aquele distanciamento que é essencial. Eu peço a vocês fiquem em casa”, finaliza.

Palavras chaves: