A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realiza durante três dias um treinamento voltado a motoristas de ambulâncias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona rural. O objetivo é que eles possam realizar a higienização dos veículos de forma adequada e, assim, possam se prevenir contra a covid-19.

“Eles estão tendo um treinamento para saberem como garantirem a própria segurança e também do paciente que está sendo transportado. Nós no SAMU temos o protocolo a ser seguido e os profissionais da Estratégia Saúde da Família também têm e estamos compartilhando”, afirma Franklin Maranhão, coordenador do SAMU.

“Nós estamos junto com a Atenção Primária para dar este conhecimento aos nossos colaboradores. No caso dos condutores, eles têm que estar atentos à desinfecção das maçanetas de portas, volante, câmbio, além da parte do atendimento, como a maca”, frisa Ítalo Saraiva, socorrista.

São pelo menos dois profissionais de cada UBS que estão sendo treinados em como fazer a higienização correta das ambulâncias em seus trabalhos diários, bem como o descarte do material de forma adequada para evitar a disseminação da doença.

“O treinamento foi ótimo. Nós estamos precisando disso, e eu acho que de agora pra frente vai ser melhor. E nós vamos em frente e nós vamos rebater ela. O resto é pedir a Deus que melhore as coisas, que essa doença vá embora e nós sigamos o trabalho”, frisa José de Ribamar, motorista de ambulância da UBS do Baú.

“Esse treinamento foi muito bom pra nós. Quanto mais a gente tem treinamento, melhor pra a gente. A gente tem um pouco de experiência, mas é sempre bom conhecer mais, saber sobre a segurança, equipamento. A gente está vendo que eles estão preocupados com a gente. Nós estamos vendo como estão as coisas, está sério”, frisa José Antônio, motorista de ambulância da UBS do Brejinho.

As orientações foram teóricas, mas também houve um momento em que eles puderam visualizar na prática a maneira adequada de fazer o trabalho. Cada motorista também recebeu um kit de limpeza e roupas descartáveis para utilizarem no dia a dia das atividades.

“Então, é muito importante desinfectar estas ambulâncias e fazer com que elas fiquem aptas a trazer outras pessoas. Além desse treinamento, nós estamos diariamente realizando o trabalho de desinfecção. Hoje nossa equipe já está pequena para a quantidade de imóveis que temos para desinfectar, a demanda é enorme. Nós estamos na luta, e estamos dizendo às pessoas que façam o distanciamento, que usem máscara, e se possível até luvas. E lavando as mãos com água e sabão, na ausência do álcool 70%”, explica Natanael Reis, coordenador da UVZ.

“Hoje estão recebendo o treinamento de desinfecção de ambulâncias os condutores de todas as unidades da zona rural. Nós dividimos em três dias para que tenha a parte teórica e prática, e também para que não haja aglomerações. São duas pessoas por unidade, às vezes até três, mas são um total de 20 a 22 pessoas, para que eles possam ter as medidas adequadas. Com a disseminação da doença que já chegou à zona rural, nós queremos evitar a transmissão ou retardar a transmissão, porque o paciente vem pra cidade, suspeito, e esta ambulância retorna para a zona rural, então, é para que as outras pessoas que não sejam suspeitas não tenham contato com o vírus”, afirma Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Palavras chaves: