Para orientar e tirar as dúvidas dos seus colaboradores sobre a covid-19, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Caxias promoveu uma ação de saúde preventiva nesta quinta-feira (16). A atividade foi mediada por um médico do trabalho e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde sobre o distanciamento físico, o local escolhido para a atividade foi o pátio da sede administrativa do Saae, com as cadeiras separadas à distância de mais de um metro. A atividade é mais uma ação da autarquia pensando na saúde e segurança dos seus colaboradores que, neste período de pandemia, permanecem trabalhando para garantir o abastecimento de água para a população caxiense.

“O Saae e a Prefeitura de Caxias têm o compromisso de valorizar as pessoas, e para que Caxias tenha um serviço público de excelência, temos que ter uma equipe bem cuidada e motivada. Por ser uma autarquia que presta um serviço essencial, neste período de pandemia não podemos parar, adotamos medidas para garantir o funcionamento da área operacional redobrando as medidas de segurança, como a distribuição de máscaras e álcool em gel para os nossos colaboradores, além de orientações”, explicou o diretor do Saae Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.

Dentre as orientações foram reforçados os cuidados com a rotina de vida, a saúde e a alimentação, para que as pessoas possam manter a imunidade do corpo e, assim, prevenir as doenças, entre elas a covid-19; um estilo de vida que não seja mecânico, sedentário, ligado apenas à tecnologia, esquecendo-se da natureza, de pegar sol, que é rico em vitamina D. Neste momento de pandemia, os cuidados com a alimentação são fundamentais: consumir alimentos ricos em vitamina C; o uso de zinco e do gengibre pra regular a imunidade também é importante.

Durante a palestra foram abordados os medicamentos utilizados no tratamento da covid-19. Para o coordenador do Cerest, Eliel dos Santos, a iniciativa do Saae é pioneira neste período de pandemia e o centro sempre esteve presente nas ações da autarquia, uma parceria antiga. “O Cerest tem a responsabilidade de acompanhar e ver como está o funcionamento dos ambientes de trabalho. É essencial esse recurso de monitoramento e inspeções para que possamos contribuir com orientações e dar sugestões para melhorar o serviço, principalmente no requisito proteção dos trabalhadores. A gente já tem essa parceria de muito tempo, Saae e Cerest, e fico grato com o empenho do trabalho executado também por esta equipe”, destaca.

A colaboradora do Saae Caxias, Raylane Martins, elogiou a iniciativa da autarquia. “Essa palestra foi de suma importância para sanar algumas dúvidas que a gente tem em relação ao coronavírus, um inimigo invisível do qual não temos o total conhecimento. Mas através dessa palestra, pudemos entender sobre contágio, prevenção, tratamento, medicação e procedimentos que podem ser tomados para que possamos nos prevenir”, disse.

Palavras chaves: