Os profissionais de saúde de Caxias tem um grande motivo para comemorar. Mesmo em meio às dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza no município atingiu 94,07% da cobertura vacinal, disponibilizando mais de 41 mil doses. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde foi 90%.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, celebrou a marca. “Esta campanha tem vários grupos prioritários. Foi um resultado muito bom, tendo em vista que a vacinação iniciou no dia 23 de março, que coincidiu com o início da pandemia do novo coronavírus. Foi preciso mudar as estratégias, a programação anteriormente feita, para evitar a aglomeração de pessoas. Isso nem sempre é fácil, principalmente no início da campanha. Agradecemos ao empenho de todos os profissionais de saúde”.

A campanha de vacinação foi dividida em etapas. A coordenadora explica como os trabalhos ocorreram em meio à pandemia, destacando que, embora os desafios tenham sido grandes, as equipes conseguiram seguir todos os protocolos para garantir a saúde da população.

“O Ministério da Saúde dividiu em etapas, as doses vieram fracionadas, o que gerou no início uma preocupação da população, mas isso foi contornado. Fizemos mutirões de vacinação de idosos e acamados, as equipes iam na casa das pessoas. Algumas unidades vacinaram em suas áreas externas, em local ventilado. Foram montadas equipes para vacinar trabalhadores em seus locais de trabalho, como professores e profissionais de segurança”, explica a coordenadora.

Coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Camila Lopes afirma que alcançar esse percentual “é a prova do nosso comprometimento com a população caxiense. Tivemos diversos obstáculos e vencemos um a um. Agradeço aos agentes comunitários de saúde, às técnicas, às enfermeiras, às equipes em geral, tanto da zona urbana quanto da rural, e à população, que compreendeu a nossa estratégia”.