Residentes que estão em tratamento na Fazenda da Esperança, que fica no povoado Cruz, no 2º Distrito, a  17 km da zona urbana de Caxias, receberam os profissionais da Atenção Primária do município na tarde dessa quarta-feira (22). Ao todo, 33 testes rápidos foram disponibilizados para atender ao público interno.  O objetivo é a prevenção contra a covid-19. Em 20 minutos cada pessoa já sabia o resultado.

“A testagem tem grande importância contra o novo coronavírus, porque através dela a gente sabe se a pessoa está contaminada, se por ventura teve contato com o vírus, e assim ter esse controle para poder combater o vírus da melhor forma, com o medicamento, com o isolamento e as orientações necessárias”, afirma Mateus Eduardo, fisioterapeuta.

“Nós estamos nos guarnecendo de uma possível infecção. A testagem é uma prevenção para que a gente possa evitar algo pior”, frisa Valter Freitas, responsável pela Fazenda da Esperança.

A Fazenda da Esperança é uma obra social da Igreja Católica que tem como pilares o trabalho, a convivência e a espiritualidade. Completou em 2020 seis anos de existência e já resgatou mais de 100 pessoas para os seus lares. Ariosto José, de 38 anos, destaca a importância da ação preventiva, mas ele também anseia deixar em breve a fazenda com a vida transformada.

“É importante devido à convivência, a gente compartilha juntos as coisas, e hoje estamos tendo a oportunidade de receber essa testagem. Aqui dentro para mim está sendo prazeroso, porque lá fora eu estava no fundo do poço, eu perdi minha família, perdi meus bens, minha casa, e agora estou tendo a oportunidade de reconhecer uma nova vida e estar tendo esta oportunidade de mudança”, reforça Ariosto.

“É uma comunidade terapêutica que ajuda dependentes químicos, álcool e drogas, e a gente vivencia com eles este caminho para a vida novamente. Pessoas que já chegaram a terminar um ano de tratamento já são mais de 100 pessoas, e a gente vê que este índice é alto aqui para a fazenda de Caxias”,  destaca o responsável pela Fazenda da Esperança.

Palavras chaves: