Nessa segunda-feira (3) a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) esteve no Mercado Central de Caxias dando continuidade ao trabalho de desinfecção. O trabalho conta com uma equipe de 20 agentes que trabalham diariamente atendendo a uma média de 20 chamados da população, onde existem casos confirmados da covid-19. Além desse trabalho, existe a desinfecção de prédios públicos que recebem as ações preventivas.

“Nos três meses do segundo semestre de 2020, a Unidade de Vigilância de Zoonoses montou sua equipe de desinfecção no município de Caxias realizando centenas de higienizações em prédios públicos e domicílios em que pessoas positivaram com covid-19. O grupo da desinfecção se preparou para o enfrentamento no combate ao coronavírus, uma pandemia que se espalhou no mundo causando pânico à população por sua alta letalidade”, explica Natanael Reis, coordenador da UVZ.

Os profissionais fazem uso de uma solução de hipoclorito de sódio que é capaz de matar o vírus, caso ele esteja em alguma superfície por onde os profissionais passam realizando a desinfecção. A equipe realiza o trabalho de desinfecção tanto nas rodovias de acesso a Caxias, quanto nos domicílios dos caxienses. Além de realizar o trabalho de desinfeção dos locais, a coordenação também faz explicações sobre a covid-19 e como as pessoas podem se prevenir. O coordenador da UVZ lembra que todo o sucesso das ações é fruto da parceria existente com diversos órgãos que atuam de maneira conjunta.

“Na ‘terra dos poetas’ estamos diariamente massacrando a covid-19, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica. A Unidade de Vigilância de Zoonoses tem sido parceira de instituições de dentro do município, a exemplo da Secretaria Municipal de Agricultura, ao desinfectar o Mercado Central, Secretaria Municipal de Educação, quando higieniza os estabelecimentos de ensino da rede pública municipal, a Secretaria Municipal da Mulher, na promoção das máscaras distribuídas por nossa equipe, Secretaria de Estado da Educação, na higienização dos prédios públicos. Estamos empenhados a ganhar a credibilidade e confiança dos caxienses naquilo que fazemos”, frisa Natanael Reis.

Palavras chaves: