A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizou na manhã dessa quarta-feira (5), no Centro de Caxias, uma ação educativa e, por conseguinte, de conscientização dos caxienses sobre a importância do combate à violência contra a mulher. A ação, que faz parte da Campanha Agosto Lilás, lembra o aniversário da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei  Maria da Penha.

Durante a ação foram colados adesivos em motocicletas e automóveis como forma de divulgação da campanha que tem o objetivo de difundir as informações de que a violência contra a mulher é um crime que deve ser evitado e pode ser punido com a lei, caso seja identificado.

“É importante que as mulheres tenham essa ajuda. Quando a mulher vem para a delegacia é muito difícil pra ela, e é preciso que ela tenha esse atendimento”, disse Milena Assunção, caxiense.

“É preciso conscientizar mais a população porque ajuda essas campanhas. Ainda tem muita violência contra a mulher”, disse  Reginaldo da Silva, mototaxista.

“A campanha começou no início do mês. É uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. É o mês inteiro de ações. Vamos fazer blitze e lives com várias autoridades. Além disso, a gente comemora os 14 anos da Lei Maria da Penha neste mês”, disse Elisa Torres, secretária adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

“Esse mês de agosto é o mês em que a Lei Maria da Penha completa 14 anos. O intuito é conscientizar e alertar a população caxiense sobre a violência contra a mulher. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) está funcionando, e nossa equipe do teleatendimento está disposta para atender a todas as mulheres que precisam”, afirma Alyne Danielle, coordenadora do CRAM.

A Lei Maria da Penha é um instrumento jurídico no combate à violência doméstica e de gênero contra mulheres. Em 7 de agosto de 2020, a Lei Maria da Penha completa 14 anos. Inspirada na luta da farmacêutica bioquímica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica por 23 anos, a lei se tornou um dispositivo poderoso contra a violência praticada por homens agressores. Em Caxias um evento que marca oficialmente a abertura da campanha está marcado para o Mirante da Balaiada, a partir das 16h.